Luz Imperecível

CAPÍTULO 18

LIMPOS DE CORAÇÃO



Mt 5:8


Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;

BEM-AVENTURADOS OS LIMPOS, - Sem manchas, puros. O esforço de purificação do psiquismo, através das reencarnações, é o objetivo essencial de todos os seres em seu plano de aperfeiçoamento.

A bem-aventurança, fala-nos da felicidade pela identificação com o Criador, quando assumimos, conscientemente, a disposição de empreendermos a higienização ou limpeza da alma das marcas que ainda trazemos do pretérito milenar.

Uma superfície limpa é capaz de refletir, por exemplo, a luz solar.

Quanto mais limpa, mais nítido o reflexo. Por que motivo, na expressão de Jesus serão felizes os que se depuram? Depreendemos que no encadeamento da evolução, fazendo mau uso do livre-arbítrio, acabamos por nos macular, passando à condição de espíritos impuros.

E a palavra de Jesus, concluímos, chega a ser literal, pois, não apenas nos sujamos moralmente; palmilhamos as veredas da delinquência ou da criminalidade, podemos comprometer a pureza do nosso perispírito. Nele imprimimos as provas dos delitos, de tal modo que passamos a ser livros abertos que podem ser lidos a qualquer momento por entidades desencarnadas.

DE CORAÇÃO, - Aprendemos que o coração é o órgão que funciona como bomba, impulsionando o sangue para a pequena e grande circulações, isso fisicamente falando. Espiritualmente focalizado, não obstante ser a alma que sente, todas as emoções repercutem no sistema cardiovascular, que trabalha ao comando do centro cardíaco localizado no perispírito, alterando profundamente as condições do indivíduo. Tanto são salutares a alegria, o otimismo e o Amor, como desastrosos os sentimentos de tristeza, pessimismo e ódio. Há casos de emoções violentas que podem levar até mesmo ao desencarne.

Coração limpo é o destituído de maldade, capacitado a sentir e perceber o bem, a caridade e o desempenho da evolução em todos os ângulos da criação.

Para tanto, somos concitados, pelos registros do Evangelho e da Doutrina Espírita, ao esforço de burilamento dessa válvula do sentimento, que representa a face do espelho da alma, permitindo que ela reflita, em todas as direções, a grandeza e a bondade do Criador.

PORQUE ELES VERÃO" - Fazendo uma afirmativa, Jesus, como de hábito, a justifica, dentro da lógica, da razão e do bom senso.

Eles, ou seja, os que preenchem os requisitos, verão, porque, para chegar a tal conquista, utilizaram do tempo, interesse e perseverança no trabalho de burilamento pessoal.

Todos estamos em evolução e é natural que, à medida que nos aperfeiçoemos, se nos ampliem a visão e o discernimento.

A DEUS;" - A visão que o homem possui da Divindade vem se alterando: Deus a princípio, foi apontado pelos profetas como Senhor dos Exércitos; d epois, no Evangelho, Jesus a Ele se referiu como Pai; mais tarde o apóstolo e evangelista João afirmou: Deus é Amor. Mudou Deus? Não, Ele é imutável. Evoluiu, aperfeiçoou-se o entendimento humano. Quando isso acontece com alguém, esse alguém naturalmente, se coloca a caminho desta bem-aventurança. Ora, se Deus é o Bem, o Amor, a Caridade e o Progresso Real em todas as coisas, reconhecendo tudo isso, estamos vendo-o. Apenas assim, estaremos percebendo o Criador presente em todos os aspectos de sua obra, a partir de nós mesmos.

Deus deixa de ter forma, como costumamos atribuir-Lhe, pois Deus é Espírito (Jo 4:24) .