Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso?
NICODEMOS RESPONDEU, E DISSE-LHE: COMO PODE SER ISSO? - Mais uma vez a pergunta de Nicodemos configura todo nosso anseio e nossa dúvida a permanecerem pelos séculos, esperando respostas e equacionamentos. No entanto, tais soluções guardam relação direta com a real disposição de cada qual em aprender, recolhendo da Fonte Inesgotável da Verdade, em Cristo, a solução correta e definitiva. Neste caso, a postura decisiva, sem subterfúgios, assegurará a retenção do verdadeiro conteúdo, capaz de nos libertar das teias da ignorância para os cimos do conhecimento.
Em todo o esforço pedagógico, a disposição do educando em aprender a lição é fator primordial.
Em face disso a Espiritualidade Superior, por ocasião da Codificação Espírita, registrou em O Evangelho Segundo o Espiritismo, a sábia recomendação: Espíritas, amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruív os, o segundo. (ESSE, capítulo 6, item 5).
A pergunta de Nicodemos: como pode ser isso? cala com profundidade em nosso Espírito. Por tal formulação, tem-se aberto amplas possibilidades de crescimento para todos.
Permanece, portanto, séculos a fora, a indagação daquele doutor da lei, ajudando-nos a refletir quanto ao valor que temos dado a vários temas, pendentes de maior compreensão. Ocultos até que manifeste o despertar de nosso interesse, a fim de que possam ser equacionados em nossa mente.