Luz Imperecível

CAPÍTULO 195

TESTEMUNHO



Jo 3:11


Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho.

NA 5ERDADE, NA 5ERDADE TE DIGO QUE NÓS DIZEMOS O QUE SABEMOS - Afirmando incisivamente na verdade, na verdade te digo., o Mestre acrescenta, com toda autoridade, que seus ensinos refletem a Sabedoria.

De princípio, podem tais palavras até insinuar pretensa vaidade. No entanto, o episódio evidencia a necessidade de manifestação segura, na busca de sensibilização de um coração ainda cristalizado em ideias e preconceitos acalentados em muitas reencarnações.

Para que a autoridade possa ser resguardada em seus devidos fundamentos, o conhecimento a ser veiculado, seja qual for o método ou o recurso pedagógico, exige fundamentos amplos construídos na disposição de aprender, no empenho constante de exemplificação e na humildade, fatores plenamente acionados por Aquele que indicou para nós, o caminho verdadeiro da redenção.

E TESTIFICAMOS O QUE VIMOS; - Exatamente dentro desta capacidade de testemunhar, será possível, empreender-se o percurso que nos levará ao destino fixado. Isso, quando palmilhado, passo a passo, com aproveitamento inteligente e criterioso de cada lance da vida. Na medida que nos ajustamos a esse sistema, vamos abandonando os terrenos perigosos e movediços das aventuras pessoais, e desvinculando-nos, também, das indicativas teóricas ou das informações periféricas que nos têm mantido estacionados no tempo.

Esse testemunho, ele soube trazer, evidenciar e testificar em todos os fatos de Sua existência.

E NÃO ACEITAIS O NOSSO TESTEMUNHO. - A nossa realidade está perfeitamente definida na expressão e não aceitais o nosso testemunho.

Conscientes disto, torna-se imperioso que os padrões já assimilados garantam a vitória das possibilidades de dedução que já detemos, de raciocínio e de conclusão prática e objetiva, a fim de que, mantidas abertas as válvulas captadoras, não venhamos a perder novos valores que a cada instante visitam o nosso entendimento.

A condição de êxito prende-se, portanto, à firme decisão de desarticular tendências sistemáticas à cristalização mental, que residia em Nicodemos.

O sentimento é o campo em que se assentará o processo de crescimento espiritual. Contudo, a inteligência que nos foi conferida pela Misericórdia Divina é convocada, como ocorre hoje, à análise das causas e das metas, dos recursos e de suas aplicações, a fim de que as construções se ergam de modo natural e seguro, garantindo a paz que buscamos de longa data.