Luz Imperecível

CAPÍTULO 201

SÁBIA SENTENÇA



Jo 8:7


E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.

E, COMO INSISTISSEM, PERGUNTANDO-LHE, - Vemos que as trevas, alimentadas por encarnados e/ou desencarnados, sabem perseverar. Por isso é imprescindível insistir e manter continuidade na prática do Bem e de forma infatigável. Somente o trabalho, em bases firmes de renovação incessante, é suficientemente forte e capaz de resistir às tentações a que todos estamos sujeitos.

ENDIREITOU-SE, E DISSE-LHES: - Ele não só se endireitou como disse-lhes algo. Atitude e palavras esclarecedoras. Ação e argumentação irretorquíveis.

O fato de Jesus endireitar-se canaliza ao entendimento o posicionamento que somos chamados a adotar frente aos questionamentos e obstáculos que se nos apresentam. Esse posicionamento, de expressão interior, assegura-nos a capacidade de discernir pela visão e identificação mais claras dos fatos, os elementos necessários ao equacionamento dos problemas que surgem, e surgirão sempre, como fatores de evolução permanente.

AQUELE QUE DENTRE VÓS ESTÁ SEM PECADO - A iniciativa de punir dependia deles, desde que satisfizessem a condição proposta por Jesus. Às vezes, aparentamo-nos virtuosos mas, recorrendo para a consciência, para o mais íntimo, apuramos que é outra a realidade. Somos todos faltosos, deficientes, fazendo-se necessário para o próprio bem - o uso da compreensão e da benevolência em todas as circunstâncias, sem que isso implique em acumpliciamento com o erro.

SEJA O PRIMEIRO QUE ATIRE PEDRA CONTRA ELA. - Não houve primeiro nem último para atirar pedra naquela mulher. Paulo escreveu, referindo-se a Salmos 14:3 : Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. (Rom.

3 e
10) . Afastaram-se constrangidos pelo que portavam no coração.

E, se ali estivesse um justo, seria compassivo, tolerante, como Jesus.

Ainda hoje, a todo instante, somos convidados a refletir sobre esse acontecimento. E quando o fazemos e observamos que aí também nos enquadramos, podemos nos forrar à reciclagem de tristes e lamentáveis atitudes, geradoras, nos séculos, de sofrimentos e frustrações, mantenedores do vínculo do espírito na retaguarda da evolução.