Luz Imperecível

CAPÍTULO 203

AUTO ANÁLISE



Jo 8:9


Quando ouviram isto, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.

QUANDO OUVIRAM 1STO, - Ouvir não é apenas escutar. Escutaram e ponderaram a gravidade da proposta, já que o registro potencial, envolvendo, não somente uma mensagem informativa, mas substanciosa vibração do magnetismo de Jesus, tangendo a acústica de cada qual. Na oportunidade o Mestre sensibilizava com alta dose de autoridade, clareza e bom senso, mentes portadoras de padrões acentuadamente cristalizados no tempo.

SAÍRAM UM A UM, - Toda decisão é pessoal. E cada um responde pelos próprios atos. A mensagem de Jesus, embora veiculada muitas vezes às multidões, há de tocar pessoalmente cada qual, na pauta de suas possibilidades individuais.

Uma vez que o conteúdo evangélico atinge o íntimo de alguém, abres e um processo, altamente educativo, convocando-o ao trabalho de cooperação. Nesta hora, não se pode esquecer que essa canalização de valores passa a operar, também, por reflexo, a partir do indivíduo, atingindo de modo natural, pessoa a pessoa, na órbita de sua ação.

A COMEÇAR PELOS MAIS 5ELHOS ATÉ AOS ÚLTIMOS; - Divorciados do bem, quanto mais tempo as criaturas contam, mais compromissos podem ter assumido e assumir. Os idosos, porque mais experientes, compreendem melhor as situações, por mais diversificadas que sejam. Penoso era para eles permanecer junto de Jesus, levados à Sua presença por uma circunstância tão incômoda. É desagradável, também ouvir, a própria consciência, na ocasião, recriminando-os.

A atitude de retirar-se foi resultante da conclusão que cada um pode apresentar, após acionar a faculdade de discernir, ao toque da Mensagem sábia e amorável do Mestre. É a saída dos vales dos interesses imediatistas, das concepções menos felizes, para ângulos mais elevados, fato que reflete, sempre, a reformulação de objetivos dentro da rota de encaminhamento para a liberação, na medida que a palavra do Cristo tange a sensibilidade da alma.

A figura dos mais velhos transcende a conceituação cronológica, abrangendo a maior vivência e os maiores recursos arregimentados no encadeamento das existências.

FICOU SÓ JESUS - Quaisquer que sejam as circunstâncias, o Senhor se faz próximo.

Permanece, nunca se afasta. Quando nos julgamos sós, se examinarmos cuidadosamente, veremos que Ele está muito mais próximo do que supúnhamos.

Em qualquer tempo, poderemos apelar para Jesus, e Ele dará sinal de Sua presença confortando, esclarecendo e incentivando. Não abandona ninguém.

Confiemos na Sua ajuda, e veremos que nas crises é Ele quem nos fortalece; nas dúvidas, quem nos ilumina; no trabalho, quem nos estimula; e quem constitui o lenitivo nas dores.

É o caminho, e a Verdade e a Vida. Caminho reto; verdade oportuna; v ida plena. Modelo e guia. Amigo e médico. Se nos convoca a reflexões, à vista de r4esponsabilidades superlativas, continua presente, não se afasta.

Fala, silencia, sustenta.

No episódio da mulher adúltera, ele permaneceu. Aliás, é bom não se esquecer que, através dos séculos, somos nós os que fugimos de Sua presença amiga.

E A MULHER QUE ESTAVA NO MEIO. - No meio, agora, revela equilíbrio. Embora ainda carente e comprometida.

A conquista dessa posição é reservada a cada um, porém, por trajetórias e situações, que podem se diversificar. Há quanto tempo o convite nos é feito, a fim de que o galardão da harmonia seja fruto da adesão ao Seu apelo? No entanto, quase todos empreendemos a busca pelas veredas da dor e da humilhação, resultantes da própria invigilância.