Luz Imperecível

CAPÍTULO 208

TRANSFORMAÇÃO



Jo 14:3


E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

E, SE EU FOR, E VOS PREPARAR LUGAR, - Se eu for - Na ausência do Mestre o discípulo tem que se desdobrar em vigilância, pois virão as oportunidades de trabalho e de testemunho, pedindo exemplificação do que aprendeu. O e vos preparar lugar dá a entender o surgimento, segundo a Vontade do Alto, de ocorrências didáticas, que venham a contribuir para o crescimento e fortalecimento do discípulo. Tudo isso, não só em matéria de novos aprendizados, como também, na elaboração de circunstâncias que permitam àqueles que o seguem prestar sua cota de participação na obra divina.

VIREI OUTRA VEZ, - Futuro. No íntimo, porém, de cada um. E de modo glorioso, porque, então, reconheceremos o seu valor. Jesus não virá novamente materializar-se no mundo, porque já trouxe integralmente a Sua mensagem. Agora será no coração. E estamos a caminho disso, através de nossa transformação.

Em sua primeira vinda, Ele encarnou-se entre nós, deixando-nos gravado o roteiro do Amor. Ajustando-nos à Sua mensagem de luz, pela aplicação no dia a dia, vemo-lo ressurgir em nossa intimidade no piso de nossa luta reeducativa e na prática do Bem a que temos buscado nos afeiçoar. Sob o ponto de vista da coletividade humana, percebemo-lo hoje, nas trilhas da Doutrina Espírita, que indicando-nos a caridade como instrumento da definitiva libertação, expressa, para aqueles que têm podido compreendê-lo em sua essência, o cristianismo em sua pureza e simplicidade dos primeiro tempos.

E VOS LEVAREI PARA MIM MESMO, - Não no sentido de posse, mas de integração. Uma vez ocorrida a adesão à Sua mensagem, estaremos mais identificados com o Mestre. Inicialmente, houve Seu empenho de estar conosco, chegando mesmo a tomar um corpo físico na Terra; depois, a nossa disposição em estar com Ele; para, finalmente, Ele nos levar para Si mesmo, por causa dessa identificação.

Então, nossos sentimentos, pensamentos, palavras e ações serão semelhantes aos d’Ele, na consolidação da sábias afirmativa contida no Evangelho: Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós. (Jo 17:21) .

PARA QUE ONDE EU ESTIVER ESTEJAIS 5ÓS TAMBÉM. - Questão ainda de afinidade. O estiver e o estejais se prendem a planos vibratórios.

Como Jesus só se afina com o que é bom, com o que convém ao Espírito eterno, cônscio de suas responsabilidades, estando com Ele, teremos optado pelo melhor.

Busquemos dar à vida uma direção tal que possamos afirmar que, em qualquer tempo, condição e situação, estaremos com Jesus e, só assim, teremos o céu no coração.