Luz Imperecível

CAPÍTULO 28

APERFEIÇOAR-SE



Mt 5:48


Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

SEDE VÓS POIS" - Jesus indica, com Sua autoridade, o que é bom, o que é mais conveniente para nós. É o que vai realmente se dar, pois a Evolução é lei inderrogável, queiramos ou não. Importante, por isso, aproveitar tempo e oportunidade, adotando organização e método na melhor administração da vida, dispondo-nos a seguir a orientação Dele, a fim de que esta proposta, contando com a atuação decisiva de progredir no Bem, possa nos assegurar, no campo Íntimo, a harmonia que podemos visualizar na Obra do Criador.

PERFEITOS, COMO É PERFEITO - Jesus estabelece uma comparação.

Meditando nela, chegamos à conclusão que não podemos admitir um fim, um ponto final no processo de aperfeiçoamento. Ele é constante, crescente, eterno. Como ponto de referência da perfeição para a criatura, Jesus apresenta a do Criador. Por muito que façamos, as perspectivas estarão sempre ampliadas no encaminhamento para a perfeição.

Tal fato, não encontra respaldo no desânimo. Define a amplitude da Providência Divina a assegurar a continuidade do aprendizado que traz em sua estrutura os valores suficientes ao entendimento e sustentação da vida em suas manifestações de Amor. Não há limite nem restrições de bênçãos e alegrias espirituais para aquele que jornadeia confiante para Deus.

O VOSSO PAI - O Criador segundo o nosso entendimento. As metas só podem ser estabelecidas dentro do que conhecemos. Jesus, no caso, não disse: Meu Pai, porquanto o Pai de Jesus - embora sendo o mesmo - foge, na sua dimensão ao nosso alcance. Sem dúvida, na medida em que progredimos, dilata-se a capacidade de percepção, não apenas na horizontalidade do conhecimento, mas, também, na verticalização do sentimento e da intuição. O Deus que concebemos permanecerá, sempre, Sábio e Justo a nos envolver pelos caminhos que percorremos. No entanto, nesse mesmo percurso vamos conquistando visão clara, habilitando-nos a compreendê-lo de modo cada vez mais sublimado.

QUE ESTÁ NOS CÉUS. - Céus no plural, a expressar o bem, o belo, o bom na consciência e no coração das criaturas. O verbo estar, encontra-se no presente: Está nos céus. Por isso, Deus é onipresente, isto é, manifesta-se em todas as faixas do Universo onde a evolução palpita oculta ou ostensiva, latente ou desperta. Do verme ao anjo, pode ser detectada a presença d’Ele, garantindo o equilíbrio nas bases de Seu Amor, valendo ressaltar que o inferno não é mais que reflexos transitórios das criaturas encarnadas ou desencarnadas, que ainda se acomodam às linhas de seu pretérito, das quais não se animam desprender, enovelados nas teias do egoísmo.