Luz Imperecível

CAPÍTULO 33

DILIGÊNCIA DIVINA



Mt 6:26


Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

OLHAI PARA AS AVES DO CÉU, - O Mestre, em sua didática inconfundível, levanta dados relacionados com nossas preocupações e diligências, convidando-nos à utilização do recurso da comparação. Olhai é solicitação valiosíssima a nos proporcionar condições de nos auto-sindicar na busca da serenidade, da confiança e da esperança nas trilhas do progresso. Aves do céu é figura a sensibilizar o nosso espírito quanto à simplicidade. Vinculadas aos terrenos da retaguarda, as aves contam, no entanto, com toda a assistência das leis, a assegurarem o indispensável à sua sobrevivência.

Tal identidade com a própria criação, vinculam-nas ao céu.

Apequenando-nos de nossa vez, candidatamo-nos, sem qualquer dúvida, à sintonia com as mesmas fontes que as abastecem.

QUE NEM SEMEIAM, NEM SEGAM, NEM AJUNTAM EM CELEIROS; - Após nos convidar a examinar, Jesus aponta conclusões a nos auxiliarem no ajuste ao mecanismo do crescimento.

Compreendendo que aves não semeiam, o homem com suas conquistas precisa ater-se a esta providência já que se torna, pelo usufruto da razão, compartícipe no encaminhamento dos valores inerentes à evolução. Convidados, também, à semeadura incumbe-nos colher, e, na extensão do trabalho, como instrumento de elevação e dimensionamento na busca da felicidade, lícito será até mesmo recolher em celeiros. No entanto, entre as providências justas e razoáveis, e as atitudes inconsequentes e acomodatícias, existe distância incomensurável.

E VOSSO PAI CELESTIAL AS ALIMENTA. Semear, colher, e ajuntar em celeiros, atitudes inerentes ao homem, não afetam a extensão da Misericórdia no atendimento às aves do céu. O piso evolutivo já alcançado projeta-nos a novas perspectivas carreando fatores a que devemos estar atentos, a fim de que desmedidas apreensões não venham, em nome de falsa diligência, empanar a irradiação da presença Divina nas lutas de libertação.

NÃO TENDES VÓS MUITO MAIS 5ALOR DO QUE ELAS? - Ao mencionar o valor intrínseco dos elementos em ação, Jesus clareia de vez, a nossa mentalidade diante da Providência, sempre presente na sustentação e no direcionamento da vida.

Recolhendo pela ação da Lei, efeitos decorrentes da má administração da existência, temos feito deduções errôneas da sabedoria e da Justiça de Deus. Agora, amplamente felicitados pelas orientações da lll Revelação, o Criador passa a ser visto, na Sua expressão de Amor e de equidade quanto ao desenvolvimento do aprendizado nos vários escaninhos do Universo. A partir de então, a mente se capacita a compreender em profundidade a indicativa de Jesus: não tendes vós muito mais valor do que elas?, revestida de moldura consoladora.