Luz Imperecível

CAPÍTULO 46

INSENSATEZ



Mt 7:26


E aquele que ouve estas minhas palavras, e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

E AQUELE QUE OUVE ESTAS MINHAS PALAVRAS, - As palavras de Jesus continuam a ressoar através dos séculos atingindo a acústica de sábios e insensatos.

Expressam verdades substanciais que cada um poderá assimilar segundo suas disposições de aprendizado. Projetando novos ângulos de apreciação dos valores educativos no sistema de evolução, o Mestre apresenta indicativas sábias, as quais, somente atuarão com eficácia se adotadas à nível prático.

Por todos os continentes do Planeta vamos encontrar o Evangelho, pregado, estudado e ouvido por milhões e milhões de seres. No entanto não poderá ele atingir os objetivos colimados, se seus ensinos não forem acionados de modo prático, em foro operacional no dia a dia.

E AS NÃO CUMPRE, - O grande desafio no terreno do progresso espiritual reside na capacidade de aplicação dos recursos recebidos. A esse fato soma-se o grau de assimilação do aprendiz, a refletir numa maior ou menor responsabilidade em suas atitudes. Observados tais limites, o não cumprimento, portanto, dos padrões incorporados, instaura caminho aberto às dificuldades na plena evidência da insensatez que, ainda, infelizmente, nos domina.

COMPARÁ-LO-EI AO HOMEM INSENSATO, - A didática de Jesus apresenta a todo instante ângulos de profunda ressonância quanto à praticidade no encaminhamento da aprendizagem. Nada obstante, a não adoção das orientações evangélicas atestar insensatez do aprendiz no trato das questões transcendentais do Espirito, Jesus com Sua Sabedoria e respeito para com o discípulo, preferiu adequar tal dificuldade àquele que operou de modo infeliz na edificação de sua casa. Permanece, assim, o chamamento pleno da responsabilidade de cada um que, convocado às novas empreitadas do crescimento consciente, necessita diligenciar providências suficientes a promoverem harmonia, paz e segurança em sua jornada.

QUE EDIFICOU AÀ SUA CASA SOBRE A AREIA; -Movediços são sempre os elementos que expressem, a plano periférico, aspectos unicamente intelectuais, resultantes das propostas que o mundo oferece, segundo a posição que venhamos a desfrutar na Terra. Não são poucos os que, apesar das amplas informações recolhidas, teimam em permanecer em sistemática e repetitiva atitude de construção relativa e transitória, edificando caros e alentados ideais, sobre o piso oscilante das convenções materialistas.

A par disso, o interessado no crescimento passa a investir na fé que, na medida em que ocorrem experiências transcendentais, vai afirmando e se intensificando a ponto de transformar-se na rocha inquebrantável e eterna, apta a garantir, a verdadeira segura edificação espiritual.