Luz Imperecível

CAPÍTULO 53

EM TORNO DA PAZ



Mt 10:34


Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada;

NÃO CUIDEIS QUE VIM TRAZER A PAZ À TERRA; - À primeira vista, todos aguardavam a vinda de Jesus trazendo a paz à Terra. O homem, com sua mentalidade acomodatícia costuma ainda sonhar com a felicidade conquistada sem esforço. No entanto, o Mestre define que não veio trazêl a sob esse caráter ao nosso mundo; ela não constitui apanágio de coletividade, mas conquista individual.

NÃO VIM TRAZER PAZ, - Jesus não trouxe paz ao mundo exterior, mas os meios para cada um obtê-la no íntimo. E tal paz tem o seu preço coberto pela luta, pela reeducação individual. Conforme as circunstâncias, é trabalho, renúncia, humildade, perseverança. Em meio às ações e reações do dia a dia nos é dado medir a paz já arregimentada.

MAS ESPADA; - A espada da verdade, tanto que ele ensina: se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. (Jo 8:31 e Jo 8:32) . De posse da verdade, temos condição de discernir e separar o Bem do mal, a veracidade da mentira, a virtude do vício.

É ela o instrumento apto a promover, quando bem dirigido, a fortaleza interior, pelo controle das imperfeições que, à falta de vigilância, podem emergir e nos levarem a sofrimentos e decepções. a espada de Jesus que consubstancia todo o acervo de seus sublimes ensinos, está representada inequivocamente pela cruz do calvário. É por ela que a individualidade, renunciando à própria vida em nome do Amor, vence a luta que lhe compete.