Luz Imperecível

CAPÍTULO 54

DISSENSÕES



Mt 10:35


Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra;

PORQUE EU VIM PÔR EM DISSENSÃO - Disso se deduz que o Mestre veio à Terra investido de uma missão. Porque eu vim define objetivo delineado. Tudo quanto Ele falou e fez teve uma finalidade.

Dissensão: significa divergência. Jesus, vindo ao mundo, estabeleceu novos sistemas de vida e de relacionamento entre as criaturas. Ele enfatizou o perdão, o amor aos inimigos, a doação da vida pelo semelhante, a perseverança, sem desfalecimento Desde a sua vinda está implantada a luta de redenção dos seres, cujos combates mais acirrados se desenrolam dentro de si mesmos, pela afirmação da verdade, sobrepondo-se aos hábitos inferiores que teimam em manter sua hegemonia.

‘O HOMEM CONTRA SEU PAI, - Expressa nova mentalidade.

Fundamentada no Evangelho, que agora buscamos conhecer na luta contra os ascendentes espirituais. São estes elementos que, ressurgindo à tona, procuram reassumir o direcionamento da caminhada, com base em estratégias já superadas.compreensível, portanto, que a criatura em processo de aprendizagem, busque com toda a sua disposição, inspirada numa vontade determinante, emancipar-se dos grilhões que a retém nos quadros inferiores há longo tempo.

E A FILHA CONTRA SUA MÃE, - Se o homem contra seu pai, evidencia as lutas para a posse de novos conceitos contra ideias cristalizadas, num saber eminentemente intelectivo; a filha contra sua mãe sugere as dissensões nos campos mais profundos dos sentimentos que alimentamos.

Não basta vencer nos terrenos dos conceitos e das informações.

Importante agora, que saibamos cultivar, os novos padrões de sensibilidade, de afetividade e de entendimento, até que sejam definitivamente estioladas as insinuações que afloram das profundezas de nossa personalidade, ainda afeita à indiferença, ao desamor e a incompreensão, reflexos tangíveis do egoísmo cronificado.

E A NORA CONTA SUA SOGRA; - Nora, mulher do filho em relação aos pais dele. Sogra, mãe da esposa com relação ao marido. A nora, como esposa, está sujeita ao marido. Representa um misto de razão e sentimento contra a sogra que, por sua vez, simboliza a tradição, o preconceito arraigado, as relações estabelecidas pela posição momentânea do ser no contexto social. Jesus sugere a instauração de padrões inovadores contra as facções ultrapassadas das convenções humanas, passíveis de guindá-lo aos planos irradiadores da evolução em novo piso.