Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
TODAS AS COISAS ME FORAM ENTREGUES POR MEU PAI; - Em plano relativo, Jesus é o Senhor absoluto dos mundos sob Sua jurisdição, condição que lhe foi outorgada pelo Pai. Da mesma forma que um grande proprietário confia a administração de parte dos seus domínios a alguém.
Falamos dos mundos, porque Jesus diz: ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um pastor (Jo
Por meu Pai somos compelidos a refletir na magnitude da percepção de Jesus e de Sua inabalável autoridade. De nossa parte, referimo-nos com simplicidade a nosso Pai até que a evolução nos projete ao entendimento cósmico da Divindade que Jesus nos faz depreender em sua afirmativa.
Falava num plano de conhecimento maior, de responsabilidades superlativas. Dizemos nosso Pai, contudo estamos longe de compreender o legítimo significado dessa expressão.
E NINGUÉM CONHECE O FILHO, SENÃO O PAI; - Cada pessoa, nas suas aspirações e no que é, constitui um mundo em si mesma. E até parentes mais próximos, apesar de tudo que nos dizem, permanecem como mundos impenetráveis para nós. Assim, só o Pai conhece o Filho; nós apenas imaginamos o que Ele é, tudo dentro de acanhada evolução.
Dada a ignorância que portamos, o Mestre ainda não nos é integralmente conhecido, à medida que crescemos, crescerá Ele em nosso conceito.
E NINGUÉM CONHECE O PAI, SENÃO O FILHO, - O filho surge do Pai. É a quele que assimila e identifica os valores de seu Criador.
Sem dúvida, cada um guarda, na faixa evolutiva que lhe é própria, os conhecimentos que recebe Dele. E são esses conhecimentos que nos capacitam a refletir nas linhas de união com Ele, abrindo-nos condições de conhecê-Lo melhor, em decorrência da ampliação da fé que se estende.
E AQUELE A QUEM O FILHO O QUISER REVELAR., - Através dos tempos, a ideia de Deus vem evoluindo: Senhor dos exércitos, (I Sam. 15 e
2) , Deus de vingança, (Ez
2) , Pastor, (Sal. 23 e
1) , Pai, (Mt