Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
PORQUE O MEU JUGO É SUAVE - Jesus espera que a responsabilidade seja a tônica da existência, porque uma vida bem vivida só alegria nos pode trazer. É a suave manifestação da bondade divina reservada aos espíritos conscientes das próprias obrigações. São estes os que aprenderam a entregar-se em transportes de confiança Àquele que exerce com sabedoria e firmeza o comando do Universo, em constante dinamismo para a luz.
E O MEU FARDO É LEVE. - Os mandamentos do Senhor, representando a carga de trabalho que nos cabe executar, são, de fato, leves e libertam a criatura.
O jugo do mundo atribula o homem. O fardo do mundo aniquila a criatura e compromete sua vida física e espiritual. Quanto mais faz, mais precisa fazer, porque maior é sua ambição.
Quanto mais a criatura aprende de Jesus, mais simplifica a própria vida e se forra das injunções do mundo. As coisas mais simples lhe proporcionam duradoura alegria. E assim caminha para fazer o Bem por Amor ao próprio Bem. E, então, não há cansaço nem sacrifício. Apenas alegria do espírito em harmonia com as leis do Criador, cujo pensamento quanto à Humanidade, coube a Jesus revelar.