Luz Imperecível

CAPÍTULO 66

PARENTELA



Mt 12:47


E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.

E DISSE-LHE ALGUÉM: - No decorrer das experiências, a cada instante, surpreendemos alguém a nos dizer algo, informando, argumentando, questionando-nos acerca de fatos, cuja presença traz sempre implícita a proposta do Criador. Diante desse quadro, cabe-nos redobrada atenção, tendo em vista que no plano das reações, a criatura estará refletindo o seu grau de aproveitamento na aprendizagem.

A Doutrina Espírita nos informa que há departamentos nos planos espirituais que examinam e selecionam as preces, como os anseios que representam formas de dizer. A própria Lei de Causa e Efeito responde aos propósitos de cada qual.

EIS QUE ESTÃO ALI FORA - Em sua grande maioria, as criaturas permanecem em movimento de feição exterior, angariando os valores a emergirem do mecanismo de interação dos seres. Chega, no entanto, o instante em que as reservas recolhidas acabam por induzirem à reflexão, convocando-nos ao direcionamento rumo à integração. Se de um lado, ainda permanecemos de fora, aspirando a comunhão com o centro essencial do Amor, de outro estaremos em plano de consciência, servindo de referência a muitos que nos circundam. Neste ponto, é imperiosa a clareza de sentimento de que a provedora inarredável da segurança encontra-se naquele que afirma eu sou a porta (Jo 10:9) .

TUA MÃE E TEUS IRMÃOS, QUE QUEREM FALAR-TE. - O instante das iniciativas é sempre momento valioso na atividade de todos. Na pauta das circunstâncias é necessária a atenção, já que do Plano Maior os que zelam por nós, deixam, sem interferências mais amplas, que despertem em cada um as novas opções de vida. Recebemos a todo instante regras e informações para seguirmos, mas é a partir das definições pessoais que marcamos a dose das pretensões que nutrimos.

Tua mãe e teus irmãos apontam um processo de relação do indivíduo com tudo e com todos, sob a inspiração dos sentimentos mais nobres. Querem tais valores expressar dentro da determinação divina, que, no entanto, sabe aguardar no tempo e no espaço a nossa adesão.