E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe:
Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem então joio?
E OS SERVOS DO PAI DE FAMÍLIA, - São os trabalhadores da seara do Senhor. De acordo com o seu nível evolutivo se identificam, segundo sua visão e capacidade na vasta seara que o Pai nos reserva. Segundo Jesus, uns semeiam, outros ceifam. Deus está presente na parábola sob a figura do pai de família, a garantir o trabalho e o suprimento de recursos.
Na grande área em que operam as leis indutoras da evolução, podemos identificar os servos nos componentes naturais que se manifestam a todo instante e em todos os ambientes. Eles se fazem presentes automaticamente, na forma de sintomas, reflexos, manifestações, resultantes de qualquer fato que se instaura no mundo orgânico, psíquico, ou ambiental. São, sem dúvida, auxiliares fiéis, presentes nas engrenagens da existência, a operarem a nosso mando ou prontos a revelarem alguma coisa que esteja ocorrendo de modo oculto ou ostensivo, no território pessoal ou coletivo a que estamos jungidos.
INDO TER COM ELE, DISSERAM-LHE: SENHOR, - O trato respeitoso.
Digno de nota a iniciativa dos servos, cuja atitude evidencia senão a compreensão, o interesse em sanar as dúvidas pela identificação dos reais valores do trabalho. O tratamento Senhor bem caracteriza a humildade de que deve revestir-se toda busca de elucidação, no caminho da afirmação espiritual.
NÃO SEMEASTE TU NO TEU CAMPO BOA SEMENTE? - A partir de pontos já assimilados, o trabalhador interessado em bem servir submete à bondade do Senhor a predisposição indispensável à colheita dos recursos de manutenção e crescimento nas faixas da aprendizagem. A indagação resultante do movimento da consciência, em função das providências adotadas, traz em seu âmago não apenas o objetivo de verificação dos resultados. Sugere, também, o cuidado e a atenção quanto às insinuações do pretérito, a emergirem na forma de tendências menos edificantes que possam pôr em risco o trabalho. Assim agindo, estaremos ampliando a ótica de vigilância para maior garantia da colheita e melhor fixação da aprendizagem.
POR QUE TEM ENTÃO JOIO? - Identificando o joio em meio do trigo, reconhecendo que a sementeira do trigo foi feita pelo Pai de Família, os servos já nutriam condições de discernir o Bem e o mal, ansiando agora pela percepção das causas que alimentam as frentes do erro e da mentira que ainda grassam no coração. E, todas as vezes que indagamos, algo novo movimenta as fibras da alma, direcionando-nos para atenções redobradas e novos empreendimentos.