Luz Imperecível

CAPÍTULO 73

73

1 • 1 • Mt. 13:28 "E Ele lhes disse: um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: queres pois que vamos arrancá-lo?

"E Ele lhes disse: um inimigo é quem fez isso."   - Jesus se restringe a dizer "um inimigo". Não cogita de identificar, de personalizar. Esse inimigo é sempre a expressão menos feliz que, invigilantemente, a criatura, tanto encarnada quanto desencarnada, deixa manifestar-se, quer em pensamento, em palavras ou ações. Por essa razão cabe-nos evitar tudo aquilo que represente "joio" por nós lançado no campo do Senhor. O Bem é a nossa meta. Ainda vibramos com o mal. Contudo, aquele que perseverar até o fim alcançará o galardão do Amor.

"E os servos lhe disseram: queres pois que vamos arrancá-lo?"   - Ao desenvolver a parábola, o Mestre entra em detalhes, com simplicidade e precisão. Estreitando o diálogo entre os servos e o Senhor, mostra-nos a naturalidade com que nós, integrantes da grande família universal, devemos tratar com Aquele que é o Pai de Misericórdia, sempre pronto a prover cada qual, segundo suas condições de assimilação.

 

A providência sugerida pelos servos não era a recomendada. No entanto, representava todo um propósito de trabalho, de cooperação, de zelo, importantes à solução do problema.

 

Diante dos envolvimentos nas teias da ignorância e da imperfeição, estaremos determinados, dentro de nós mesmos, a laborar de forma diligente e incansável por sua superação?...

 

São esses os que, embora informados das insinuações do mal a gravitarem no exterior, sabem que as suas sementes ainda estão presentes neles mesmos, a reclamarem cuidado e vigilância para que não invadam e neutralizem as melhores providências adotadas na semeadura.