Luz Imperecível

CAPÍTULO 74

AUTENTICIDADE



Mt 13:29


Porém ele lhes disse: Não; para que ao colher o joio não arranqueis também o trigo com ele.

PORÉM ELE LHES DISSE: NÃO; - Sugere o Senhor a atitude que se deve adotar diante de situações que não comportam dualidade. Na sequência de Sua orientação deixa-nos entender quanto às consequências decorrentes de uma ação em desacordo com o comportamento recomendado pela lógica e pelo discernimento.

Neste particular, evidencia-se, sem qualquer laivo de presunção ou prepotência, a autoridade na afirmativa, decorrente da assimilação correta da aprendizagem, não apenas, pelo estudo, mas principalmente pela experiência.

PARA QUE AO COLHER O JOIO NÃO ARRANQUEIS TAMBÉM O TRIGO COM ELE. - A preocupação em eliminar o erro é sempre válida. No entanto, o bom senso indica e a orientação de Jesus deixa entender, que o zelo, o perfeccionismo não devem impedir que o Bem se expanda.

Compete-nos, sim, diligenciar para que o constante aperfeiçoamento que nos cabe empreender assegure a cada um recursos para a conquista da paz espiritual.

Deixemos fluir naturalmente a vida em sua dinâmica, sem nos prendermos às suscetibilidades e lances de sentimentalismo pelas falhas cometidas.

Chamados a favorecer o Bem e a vigiar ainda mais quanto ao mal, saibamos entregar a Deus, no âmago da consciência, as consequências das ações do dia a dia, na certeza de que, se a Lei de Retorno é indeclinável, a extensão da Sua Misericórdia é infinita.