E, chegando Jesus às partes de Cesareia de Filipo, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?
E, CHEGANDO JESUS - O verbo no gerúndio define um eterno presente.
Jesus chegando evidencia a Sua condição de Mestre e Senhor, Organizador e Administrador da Terra, Caminho, Verdade e Vida, Modelo e Guia para a Humanidade, Amigo e Médico constante.
AS PARTES DE CESAREIA DE FILIPO, - Lugar tranquilo e retirado, aos pés do monte Hermon, ao norte da Palestina. Cidade ampliada e embelezada em honra de Tibério César, por Filipe, tetrarca de Itureia. Localizada na cabeceira do rio Jordão, tinha esse nome para distinguir-se da Cesareia marítima. Por estar distante se afigurava como o lugar ideal a que cada um pudesse se manifestar de modo autêntico, sem influências do meio. Ainda hoje, quando diminui um pouco o poder das atrações exteriores, com mais naturalidade expressamos os nossos reais sentimentos.
A chegada d’Ele às partes de Cesareia de Filipo, ainda se faz no plano pessoal, quando a Sua bondade, nos leva aos terrenos da meditação e da auto análise, favorecendo a reflexão acerca de Sua verdadeira identidade.
INTERROGOU OS SEUS DISCÍPULOS, DIZENDO: - Na pergunta temos uma aferição de aproveitamento. Os seus ou seja d’Ele, Jesus. Devemos estar atentos para ver se é a Ele que estamos seguindo. Discípulo é o aprendiz.
Só há mestre onde existe discípulo. Por sua vez, o discípulo precisa conscientizar-se da sua carência, da necessidade que tem do Mestre, e agir com humildade e prudência em todas as situações.
Interrogando os discípulos, Jesus dava a entender que eles deveriam ser observadores, andar bem informados.
É o que nos sugere a Codificação Espírita elegendo a fé raciocinada, o conhecimento daqueles padrões que favoreçam a plena avaliação de nossa posição dentro da evolução. Esta análise proporciona também meios de, respeitando o grau de progresso em que cada criatura se situa, mantermos viva a necessidade de melhorarmo-nos no conhecimento e na aplicação de seus ensinos.
Nós, que procuramos ser discípulos de Jesus, como temos agido?
QUEM DIZEM OS HOMENS - Quem se relaciona com pessoa. Quem Ele é na visão da Humanidade e na ótica particular de cada um. Discutir, por exemplo, a constituição do corpo de Jesus, o Seu nascimento ou a Sua forma de ensinar é voltar a nossa atenção para o que e não para quem.
O que é transitório; quem é eterno.
Para alcançar o âmago do pensamento subjetivo dos discípulos, o Mestre indaga deles quanto aos conceitos que sobre Ele emitiam os homens. É o método seguro que o Mestre elege, pelo qual, partindo-se do exame global ou genérico, a criatura atinge o específico ou pessoal, podendo avaliar o alcance de suas metal nos terrenos da imortalidade.
SER O FILHO DO HOMEM? - A expressão filho do homem é comum no Evangelho. Participando da ascendência divina como filho de Deus, Ele, como Filho do homem, também mostra sua identificação com os processos de aprendizado dos seres.
Filho representa resultado, consequência. O Filho do homem é, portanto, o produto da evolução humana, o super-homem, o homem por excelência que, amadurecendo seus potenciais, penetra nas linhas de assimilação das revelações espirituais. Ajustando-se à sintonia ideal, pela utilização de suas reservas do superconsciente, liga-se, assim, diretamente às fontes inesgotáveis da Vida Maior. Evolução humana já realizada a caminho da angelitude. Algo que nos é possível efetivar, dependendo apenas de determinação, boa vontade e perseverança, de que Jesus é o modelo.