Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?.
DISSE-LHES ELE: E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU? - O povo, a multidão tem a sua opinião, mesmo que distante da verdade. Pode não ter, ainda, assimilado as informações que lhe foram canalizadas. Por isso, Jesus desejava saber, agora, a opinião dos discípulos e dos apóstolos. Por força da condição de seguidores mais próximos, e com Ele melhor identificados, deveriam estar aptos a refletir, com maior clareza, a efetiva posição espiritual de Jesus. Se antes, o Mestre testou o senso de observação dos discípulos quanto a terceiros, tinha intenção, agora, de saber como estava o aprendizado deles, e como eles O visualizavam.
Quem é Jesus?. Esta pergunta ainda paira nos ares em função de nossas dúvidas, atavismos e preconceitos, gerando dificuldades em respondê-la com o alcance devido, como expressão das inúmeras conquistas efetivadas na trajetória evolutiva.
Trabalhando a integração de nossas potencialidades, capacitamo-nos a sentir a grandiosidade desta individualidade que se fez pequena por nós.