Luz Imperecível

CAPÍTULO 80

REVELAÇÕES



Mt 16:17


E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus.

E JESUS, RESPONDENDO, DISSE-LHE: BEM-AVENTURADO ÉS TU, SIMÃO BARJONAS, - Simão Barjonas, isto é, filho de Jonas. Com essa expressão Jesus identifica o apóstolo em sua descendência genealógica, fundada nas reencarnações sucessivas que puderam proporcionar ao seu colaborador a felicidade de filtrar a sublime revelação, a encaminhar as cogitações dele para outros enfoques da evolução espiritual. Se as experiências físicas criaram alicerces para a nova percepção de Simão, daí para frente, nascia a personalidade renovada - Pedro - sobre cujas bases são sempre edificadas as verdadeiras mudanças do espírito em sua jornada imortalista.

PORQUE TO NÃO REVELOU A CARNE E O SANGUE, - Ao identificar Jesus, não como filho de Maria e José, mas como o Cristo, em sua expressão máxima de espiritualização, Simão não o fez pelos padrões da organização fisiológica, mas pelos padrões sutis do espírito em amplo grau de sensibilidade. Isto porque, nem a carne, nem o sangue, que são os agentes da existência biológica, resultantes da progressão através das reencarnações, poderiam detectar tal fato, cuja percepção fugia, totalmente, às possibilidades de registro pelos sentidos comuns. Tal percepção se fez e se faz possível pela utilização de instrumentalidade transcendente, a raiar nos terrenos da intuição pura, preparando a criatura, pelas vias da sintonia espiritual, à formação de um novo corpo, cujas células são as virtudes e cujo sangue é a dinâmica da aplicação dessas virtudes na ação renovadora.

MAS MEU PAI, - Quando Jesus fala Meu Pai, Ele diz do Criador na dimensão do Seu entendimento. O Criador muito maior do que podemos imaginar. Quem mais sabe, mais consegue deduzir.

QUE ESTÁ NOS CÉUS. - Que se expressa no bom, no belo, no equilibrado, no harmônico, seja qual for o conceito de céu que cada criatura identifica.

Os céus, de cima, território abençoado de Deus, é a meta que todos buscamos, penetrando caminho a dentro de nós mesmos. Vai se expressando à medida que o conhecimento e a estruturação moral, decorrentes do aprendizado pelas imersões repetitivas nas terras baixas das reencarnações, nos concedem as primeiras respostas da vida, em forma de reconforto e paz interiores.