Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!
AI DO MUNDO, POR CAUSA DOS ESCÂNDALOS; - O mundo, quando visitado pelos escândalos, estará, em maior ou menor escala, evidenciando o grau de suas necessidades quanto ao progresso espiritual que atingiu. Tais anormalidades fazem oscilar o edifício das estruturas éticas, revelando de um lado desmandos e violências, com sérios resultados aos seus agentes.
De outro, no entanto, as reações aos escândalos evidenciam o senso crítico da parte de muitos que, apesar de nem sempre estarem totalmente empenhados no regime da renovação, já refletem sinais que apontam disposições para as mudanças que se fazem imperiosas.
Quando aceita com determinação a luta reeducativa, lança-se a criatura à oração e à vigilância, a fim de que, não apenas se resguarde dos escândalos, mas, também possa crescer, sem as insinuações infelizes das infrações sistemáticas da Lei que nos governa, geratrizes da dor e da desilusão.
"PORQUE É MISTER QUE VENHAM ESCÂNDALOS, - Embora assim, o fato precisa ser encarado com naturalidade. Tenho o homem a faculdade de escolher, nem sempre escolhe bem. Surgem, portanto, os escândalos negativos, sempre decorrentes da imperfeição da criatura. Os positivos também são frequentes, porque, por misericórdia do Pai, a Terra sempre conta com a presença de Espíritos evoluídos, exemplificando o que é certo e oque é bom.
Logo, os escândalos, sejam positivos ou negativos, constituem pontos de referência da evolução. Porque, se negativos, alertam; se positivos, convocam às mudanças na quebra da rotina para melhor.
MAS AI DAQUELE HOMEM POR QUEM O ESCÂNDALO VEM! - No caso do escândalo negativo, o problema da consciência culpada. No positivo, as reações decorrentes da incompreensão daqueles em cujo seio o novo valor se manifesta.
Sempre que alguém se situa como agente ativo de um escândalo é, pela própria Lei, passível de sofrimento. Se infeliz na ação menos edificante expressa-se a dor-expiação.
Quando na posição de vanguardeiro na marcha evolutiva, suas atitudes-escândalos, por não serem de imediato assimiladas, levam também, às lágrimas. Mas, por sua essência de autênticos testemunhos em nome do Amor, receberá ele a bem-aventurança que Jesus nos afiança.