Luz Imperecível

CAPÍTULO 87

CAPACIDADE DE VER



Mt 18:9


E, se o teu olho te escandalizar, arranca-o, e atira-o para longe de ti. Melhor te é entrar na vida com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno.

E, SE O TEU OLHO TE ESCANDALIZAR, - A visão nos é concedida como meio de interação com o ambiente que nos cerca e a cada momento os olhos são chamados ao serviço de seleção, ajudando-nos na ininterrupta jornada de redenção. Na medida que avançamos, amplia-se a faculdade de observação, passando os olhos a exercer um papel crescente como preciosa válvula de sensibilização de potenciais e de canalização de valores internos para os planos exteriores. Os olhos são por isso mesmo considerados as janelas da alma.

Transformam-se em objeto de escândalo quando se voltam para o lado menos bom; quando só descobrem vantagens pessoais em detrimento dos semelhantes.

Examinado no singular - olho - sugere a presença da vida mental, em seus ângulos mais profundos. Como espelho da vida, a mente vem de um processo de despertamento e constante ampliação, colocando a seu serviço e em favor do espírito, todos os sentidos tradicionais, até aqui adquiridos e os valores psíquicos em plena fase de desenvolvimento.

ARRANCA-O, - O termo é forte, porém, serve para pôr em evidência a decisão do espírito, disposto a regenerar-se. Atitudes decisiva, violência contra si próprio, para desalojar o mal do coração. Não são fáceis as grandes atitudes com vistas à regeneração pessoal. Se as mãos e os pés, suscetíveis de escândalo, serão atirados para longe, o olho por sua relação íntima com a estrutura do ser, necessita antes ser arrancado.

Por falta de um aprofundamento maior no texto em estudo, muitos têm alimentado e realimentado visualizações inadequadas a servirem de referência a insucessos na marcha empreendida.

Arrancar é operação determinante do Espírito nos escaninhos da mente, a refletir-se no plano prático por deficiências ou, inibição total. Em muitas ocasiões em nossa luta de aprendizado, vimo-nos a braços com a ausência de recursos, tidos como indispensáveis. Entretanto, num exame com lucidez aprendemos a conviver com a dificuldade, recorrendo aos valores que remanescem, transformando tal inibição, em meios de aquisição inestimável de outros componentes que sobressaem, na valorização crescente da Bondade e da Misericórdia do Criador em nosso benefício.

E ATIRA-O PARA LONGE DE TI. - A proposta de lançar-se o olho, objeto de escândalo, para longe, define a postura adotada quando se pretende desvincular-se de posicionamentos escravizantes que teimam, por falta de firme decisão, permanecerem. O ensino do Mestre, abrindo caminho novo a quem deseja libertar-se, proclama o fato de que a lâmpada que ilumina seja posicionada no ápice do próprio entendimento, de modo a nos auxiliar e também aos que entram no campo em que nos situamos.

Se o olho, como candeia do corpo, tem sido indutor de situações de escândalo, nada mais lógico extirpá-lo da órbita de interesses, partindo para elaboração de outra mentalidade sob a inspiração Crística.

MELHOR TE É ENTRAR NA 6DA COM UM SÓ OLHO, DO QUE, TENDO DOIS OLHOS, SERES LANÇADO NO FOGO DO INFERNO. - Melhor é ter uma percepção reduzida, sem conflitos, do que tendo-a ampliada, estar com o inferno instalado no coração.

O inferno é estado de alma. Existe na consciência culpada. A pessoa na Terra pode ter tudo, mas, se lhe falta a paz, em nada encontra felicidade.

O fogo do inferno tange o campo das emoções, terreno a dentro da alma. No plano exterior, pode estar presente nos obstáculos, reações ambientes ou conflitos de ideias.

O ensino de Jesus, sob análise, encaminha-se espontaneamente para uma reflexão, convocando-nos a buscar a serenidade capaz de neutralizál o através do contentar-se com o que se detém, restringindo as insinuações apaixonadas de posse, no erguimento de uma nova mentalidade, na moldura da compreensão e do trabalho edificante. A rota delineada, se adotada, conduz tranquilamente ao estado de harmonia em que o ser feliz toma o lugar do estar feliz.