Luz Imperecível

CAPÍTULO 9

TRADICIONALISMO



Mt 3:9


E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.

E NÃO PRESUMAIS, DE VÓS MESMOS, DIZENDO: TEMOS POR PAI A ABRAÃO: - Era muito importante para os fariseus dizerem-se filhos de Abraão e mesmo uma vaidade por eles acalentada. E não presumais de vós mesmos é alerta austera, a definir que, mais importante que a descendência é a afirmação, pela vivência dos postulados d’Aquele que nos inspira e nos felicita no caminho a que estamos nos vinculando. Na extensão dessa realidade, identificamos muitos que se sentem lisonjeados pela descendência da família tradicional, da amizade importante, dos relacionamentos suscetíveis de favorecê-los.

PORQUE EU VOS DIGO QUE MESMO DESTAS PEDRAS DEUS PODE SUSCITAR FILHOS A ABRAÃO. - Diante desta afirmativa, temos que nos valer da Lei de Evolução para entendê-la melhor. O princípio espiritual existente na pedra, no reino mineral, caminha, evolui, até individualizar-se no homem, e mais, no homem que crê, no homem que aceita a Divindade como seu Pai Eteno, no verdadeiro filho de Abraão.

A cristalização é sempre uma posição bastante triste. Muitos, apesar de toda uma gama de informações recebidas, a cultivam, num atestado de petrificação da alma, mantendo-se presos ao convencionalismo, aos valores materiais, e ao culto do personalismo.

No entanto, os mecanismos do Criador, capazes de guindar aos planos angelicais o princípio espiritual a dormir nas faixas mais densas, aciona também, em nome da Misericórdia, recursos suficientes a desarticular o envolvimento de sombras mantenedoras das prisões da retaguarda, projetando, em nome do Amor, verdadeiros réprobos às faixas luminescentes da vida maior.