Luz Imperecível

CAPÍTULO 90

PRESTAÇÃO DE CONTAS



Mt 18:23


Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos;

POR ISSO O REINO DOS CÉUS - O reino de Deus não vem com aparência exterior (Lc 17:20) . . o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo (RM 14:17) . Compete a cada um buscar. primeiro o reino de Deus. (Mt 6:33) .

Quando estamos tranquilos conosco, encontramo-nos no céu. Céu e inferno, como estado de alma, podem alternar-se e não subsistir simultaneamente.

As condições, circunstâncias e posições em que nos situamos, e que até há pouco tempo eram tidas como regiões infernais ou celestiais, são hoje compreendidas não como causa, mas como efeitos que exteriorizam ou refletem o reino que prepondera no interior de cada um de nós.

PODE COMPARAR-SE A UM CERTO REI - Com a parábola, mediante a utilização de coisas simples e conhecidas, Jesus sempre dava uma lição transcendental. A um certo rei - majestade, poder, Deus no próprio íntimo de cada um.

QUE QUIS FAZER CONTAS COM OS SEUS SERVOS; - Assim como num reino o seu dirigente pode, por sua vontade soberana, pedir contas aos seus cidadãos, Deus, do qual todos somos súditos, periodicamente nos chama a uma análise pessoal. São os lances de caráter individua ou coletivo, a que todos estamos sujeitos na avaliação dos recursos de que somos credores ou devedores, objetivando alcançar novos degraus da evolução.

Se os resultados são favoráveis, positivos, experimentamos uma euforia. Se não, aparecem os conflitos, os problemas íntimos. Quando nos conscientizamos da condição de servos, procurando exercer nossos deveres com dedicação e fidelidade, estaremos nos capacitando a integrar esse reino como filhos e herdeiros. Porque se o servo recebe ordens e as cumpre, o "filho acolhe as instruções e as dinamiza a partir de si mesmo, na extensão das verdades do Pai a que se afeiçoa. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo (GL 4:7) .