Rumos Libertadores

palavras encomiásticas



As palavras encomiásticas que soam aos teus ouvidos, expressando o entusiasmo daqueles que participam da tua realização cristã, não se te transformem em bafio pestilento ou morbo anestesiante da razão. Fixa a sábia palavra do Excelso Benfeitor, a esclarecer:
Quando eu for erguido (na cruz) atrairei todos a mim".

« A excitação, que decorre dos primeiros tentames bem sucedidos, não te sirvam de impulso para a precipitação intempestiva, através de labores que estão acima das tuas possibilidades. Reflexiona na grave advertência do Filho de Deus, quando exclama: "A cada dia bastam os seus males".


* * *

A aparente chegada ao ápice das atividades abraçadas não te expresse o momento de parar para o falso justo repouso. Aprofunda-te na oportuna mensagem do Construtor Sublime, quando afiança: "O Pai até hoje trabalha e eu também trabalho".


* * *

Os elogios, com que comentam os teus feitos, não se convertam em pressupostas verdades para ti. Pensa no lapidar ensinamento do Senhor, quando acentua: "Estreito é o caminho da salvação e apertada é a porta".

Na alegria ou na tristeza consulta os "ditos de Jesus", a fim de que não te equivoques, nem enganes a ninguém.

O investimento em favor da tua libertação espiritual é para toda a vida.

O êxito passa, os aplausos cessam, os júbilos transitam, os encômios se transferem de ídolos, a emoção exacerbada cansa, as alturas atemorizam, porém, a ação incessante e silenciosa do bem não produz amargura nem decepciona jamais, prosseguindo como termômetro capaz de medir a temperatura moral do bom servidor e dar-lhe a necessária qualidade do seu esforço.

Se te sentes ligado ao bem em favor do teu próximo, não te deixes corromper pelas transitórias fantasias, nem induzas pessoa alguma ao erro, mediante as técnicas da mentira ou da insinuação infeliz.


Cumpre com o teu dever, ignorando as bajulações equivocadas e insistindo em reconhecer que sem o Cristo nada és, nada significas, n"Ele tudo podendo, conforme Paulo declarava com formosa humildade e convicção.