"Espíritas! amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, este o segundo.
No Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele se enraizaram. Eis que do além-túmulo, que julgáveis o nada, vozes vos clamam: "Irmãos! nada perece. Jesus-Cnsto é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade. " - O Espírito de Verdade. (Pans, 1860.) (O Evangelho segundo o Espiritismo, Allan Kardec, cap. VI, item 5.) No vórtice da vida tecnicista, o homem moderno delira.
plenitude, escraviza-se aos condicionamentos que o vergastam, incessantemente; lutando pela paz do mundo, promove guerras cruentas nas paisagens domésticas; esparzindo ideais, fixa-se às idiossincrasias em que padece atribulações sem conto; heroico nos momentos de valor, recua nos embates insignificantes, que terminam por vencê-lo; detentor da razoa, arrasta-se pelos meandros sórdidos do instinto em que se demora...
As conquistas externas de modo algum lograram acalmá-lo interiormente e a comodidade, na vertigem a que se entrega, não conseguiu felicitá-lo, conforme desejava.
Por tais motivos, legiões de desditosos, diariamente, sucumbem na astenia decorrente dos distúrbios da emoção desgovernada, e o ódio, a ira, a inquietação, a ansiedade, em consequência, matam mais do que o câncer e a tuberculose...
Outros tantos, idiotizados, enlanguescem nos leitos das Casas de Repouso, apáticos, vencidos, enquanto não menor número é internado à força nos Frenocômios. Além desses, multidões desesperadas atropelam-se nas avenidas formosas das hodiernas Megalopolis, tanto quanto nas rotas humildes dos campos, sob as imperiosas constrições da loucura em matizes variados, que as surpreendem...
A seara dos homens, embora recamada de promessas e referia de ilusões douradas, apenas tem ensejado uma sega de exacerbações em sarçal infeliz, cada vez mais ameaçador.
Antecipando estes tormentosos dias, Jesus prometeu o Consolador que, há mais de um século, triunfalmente, inaugurou a Era Espírita entre os homens, conclamando-os à renovação e à felicidade real.
Com Allan Kardec se confirmaram os prenúncios dos dias felizes a que se reporta a Boa Nova. A mensagem de que se fez vexilário restaura a pureza do Cristianismo, retirando os erros que nele foram introduzidos pela estultícia humana, como da ganga o garimpeiro hábil recolhe o diamante precioso.
Estudar o Espiritismo na sua limpidez cristalina e sabedoria incontestável é dever que não nos é lícito postergar, seja qual for a justificativa a que nos apoiemos. Cada conceito necessariamente examinado reluz e clarifica o entendimento, facultando mais amplas percepções, em torno da vida e dos seus fenómenos.
Foram ditas já as palavras primeiras, favorecendo a multiplicidade de realizações edificantes, concitando o homem à grandeza e à paz.
Seus conceitos fulgentes são convites ao amor e chamamentos à sabedoria, cultura do sentimento e da razão num intercâmbio exitoso para a libertação do coração e da inteligência, através do que o Espírito se alça a Deus.
Os estudos que ora reunimos em despretensioso volume são o resultado de nossas meditações nos ensinamentos superiores de algumas das Obras básicas da Codificação do Espiritismo. Para trazê-los à atenção dos aprendizes da Doutrina Espírita, atualizamos conceitos, compulsamos dados modernos, examinamos conquistas recentes, comparamos observações, tentando sintetizar os resultados que ora apresentamos em forma e estilo diversos dos a que se acostumaram os nossos leitores, num esforço carinhoso para colimar resultados felizes.
Não nos estranhem, portanto, os amigos e irmãos afeiçoados, tais características diferentes das habituais...
* Algumas destas páginas foram publicadas oportunamente em "Reformador", órgão da Federação Espírita Brasileira, aqui reaparecendo com os temas que lhes motivaram o estudo. - Nota da Autora espiritual.
dos jovens, adultos e anciãos, entre aqueles que, desesperadamente, buscam respostas para os imensos conflitos da razão e da emoção, em todas as partes da Terra de hoje, após a falência das religiões como da ética...
—Impossível! - respondeu-lhe o filósofo religioso.
—Então de nada me serve a tua doutrina - redarguiu o moço.
—Toma a posição.
—Pronto! - retrucou o moço.
—Ama! - elucidou Hilel.
—Só isso?! E o resto, que existe na Bíblia f - inquiriu, apressadamente.
—Basta o amor - concluiu o austero religioso. - Todo o restante da Bíblia é somente para explicar isso.
 semelhança daqueles dias, os atuais exigem respostas incisivas e concisas.
Diz-se que não há tempo.
A Seara Espírita possui as sementes para todos os seminários e plantações da fé como do raciocínio, na multiplicidade de exigências em que se apresentam. Adentrar a mente e o coração nas suas leiras ricas de luzes, é o mister a que nos devemos afervorar com devotamento, enquanto a oportunidade é propícia.
Entregando estas páginas ao estudioso das questões espirituais, exoramos a proteção do Senhor da Seara para todos nós, Espíritos necessitados que reconhecemos ser, esperando com elas atender alguém sedento de esperança ou esfaimado de amor, ofertando-lhe a linfa refrigerante e o pâbulo da vida, com ele seguindo pelo caminho de redenção na direção do Reino de Deus.