Diretrizes Para o Êxito

CAPÍTULO 7

EMBRIOGÊNESE ESPIRITUAL



A Terra, abençoada escola de provas e de expiações, encontra-se ainda situada na categoria de mundo inferior, porque os Espíritos que a habitam ainda permanecem em faixas primitivas do processo evolutivo.

Neles predominam, por enquanto, a ignorância das Leis de Deus, desenvolvendo no seu íntimo as paixões servis, a violência, a agressividade, o egoísmo, o ódio, o ressentimento, o ciúme, a luxúria, a prepotência, o orgulho e todo um séquito de hediondos facínoras morais, que lhes governam a natureza, demonstrando o primarismo espiritual em que ainda se encontram no trânsito pelo orbe terrestre.

Como decorrência dessa injunção lamentável, as formas, embora venham adquirindo relativa harmonia, se as compararmos ao primatas homini, encontram-se muito distantes do biótipo de beleza a que estão fadadas.

Possuindo o planeta os elementos essenciais para a formação dos seres vivos, especialmente os humanos, nessas moléculas foram modeladas as necessidades propiciatórias para o progresso intelecto-moral que os aguarda.

Na singeleza das suas primeiras experiências, quando se destacavam os instintos em detrimento da inteligência e da razão, o Espírito modelava o claustro onde desenvolveria as aptidões inatas, com os recursos orgânicos vigentes e as estruturas que lhe pudessem resistir aos impulsos interiores de vibração destrutiva.

Lentamente, adquirindo o entendimento da sua razão de ser, passou a organizar melhor os equipamentos indispensáveis para posterior utilização, construindo-os em mais bem elaboradas formas que lhe pudessem traduzir os objetivos na busca de elevação.

Mediante o seu perispírito pôde definir genes e cromossomos de melhor constituição, portadores de cargas vibratórias especiais para a elaboração do cérebro, do sistema nervoso central, do sistema endócrino e do imunológico, com recursos que pudessem bem expressar a inteligência, o sentimento e a razão.

Nada obstante, porque atado aos hábitos ancestrais infelizes, não logrou ainda o Espírito vestir-se de uma indumentária menos densa, que lhe facultasse a movimentação e o deslocamento, embora mergulhado no processo reencarnatório.

A sua fatalidade está desenhada mediante uma embriogênese psíquica, que lhe facultará modificações estruturais na organização fisiológica, a fim de ser mais útil a finalidade da evolução.

A medida que supere o caos interno e faculte ordem a vida íntima, estabelecendo metas que lhe cumpre alcançar, os pensamentos edificantes, sem cargas degenerativas, irão sutilizando os tecidos vibratórios do perispírito, que se encarregará de delinear outros tipos materiais, refletindo a limpidez dos sentimentos e a sublimação das aspirações mentais.

De igual modo, a estrutura física da Terra modificando-se, a pouco e pouco, proporcionará os recursos nutrientes e preservadores da vida orgânica, sem intoxicações nem degenerescências, como hoje sucede com frequência assustadora, em razão da agressão ao meio ambiente, a camada de ozônio, a Natureza em si mesma...

A mente direcionada aos valores elevados e lúcidas, o sentimento altruístico e amoroso promoverão a estruturação de genes psíquicos, que se condensarão por meio das moléculas orgânicas, produzindo corpos e seres formosos, felizes, nos quais não mais se hospedarão a inarmonia, a enfermidade, o sofrimento, os transtornos emocionais e psíquicos...

Na estrutura molecular dos genes encontra-se o campo mental do Espírito que a utilizará no futuro para a elaboração da roupagem celular.

Por isso, ensinou Jesus com firmeza: Sede perfeitos, como vosso Pai Celestial é perfeito, a fim de que do âmago do Espírito se exteriorizem as energias que conformarão a sua aparência física, compatível com as ondas meneais elaboradas.

Somente, portanto, partindo da transformação moral do espírita, sempre para melhor no rumo da sabedoria e da plenitude, é que as futuras gerações que povoarão o planeta e o promoverão a mundo de regeneração, se apresentarão realmente belas, rumando ditosas para a Grande Luz.