Iluminação Interior

ILUMINAÇÃO INTERIOR



Inegavelmente, o século XX ofereceu incomparável legado de Ciência e Tecnologia à posteridade, decifrando inúmeros enigmas que pairavam ameaçadores sobre a criatura humana individualmente e a sociedade em geral.

Expulsando do planeta diversas enfermidades endêmicas e epidêmicas, a Medicina, utilizando-se de equipamentos de última geração, bem como recorrendo a processos cirúrgicos audaciosos, assim também ao auxílio de outras doutrinas da sua área ou não, vem prolongando a existência física e oferecendo melhor qualidade de vida a pacientes portadores de gravíssimos problemas de saúde, antes irreversíveis e dolorosos...

A Engenharia, na multiplicidade de escolas especializadas em inúmeros campos de sua atuação, auxiliada pela Arquitetura tem tornado o mundo melhor, dotado de maior conforto e menos suscetível às tragédias que, infelizmente, ainda se repetem com frequência, minimizando-lhes os efeitos danosos.

A Agricultura, empenhada em produzir alimentos para atender a fome do mundo, vem oferecendo recursos preciosos para as culturas sem agrotóxicos, utilizando-se de técnicas sofisticadas, a fim de aumentar a produção, em tentativas contínuas de proporcionar comida adequada a todos os povos, embora a tremenda situação que paira sobre algumas centenas de milhões de vidas em penúria...

A Telecomunicação tem reduzido as distâncias físicas, facultando maior intercâmbio entre os indivíduos e os povos, ao tempo em que enseja mais ampla compreensão do Universo, em face dos satélites que giram em torno da Terra, dando notícias do Cosmo e das ocorrências no planeta.

A Farmacologia cooperando com a saúde humana, tem colocado no mercado produtos que diminuem a dor, que prolongam a vida física, que reduzem o sofrimento e proporcionam a recuperação, em incontáveis ocorrências de enfermidades.

Os laboratórios pesquisam as novas doenças que surgem, ameaçadoras e desconhecidas, graças a cientistas desvelados e amorosos, produzindo vacinas curadoras e preventivas, com procedimentos salvadores de bilhões de existências.

Multiplicam-se os ramos do conhecimento em favor do ser humano e das suas conquistas, demonstrando que o esforço do bem é compensado pelos resultados felizes que surgem em toda parte.

Infelizmente, porém, muitas dessas ciências e tecnologias vêm sendo utilizadas pelos senhores da guerra e da destruição, que se utilizam de armas inteligentes para submeter e destruir cidades e nações infelizes, com os seus habitantes, que lhes tombam sob a hegemonia política e militar.

Os depósitos de armas nucleares e biológicas crescem assustadoramente em diversos países, que se preparam para defender-se, uns dos outros, ou para atacar-se mutuamente, investindo bilhões de dólares que poderiam acabar com a fome, a desnutrição, diversas enfermidades mutiladoras e destrutivas, fomentando a felicidade e mantendo a paz entre os povos assustados e temerosos...

Há muito sofrimento coletivo no mundo, esperando compaixão e socorro.

Existem muitas soluções especializadas para as transformações sociais e políticas na Terra, que vêm sendo tratadas por especialistas de diferentes ramos do conhecimento.

São travadas muitas batalhas nos Organismos 1nternacionais, em favor da paz, da união entre os povos, de políticas mais justas em favor dos pobres e desafortunados, de ajuda às nações infelizes...

Enquanto isso ocorre, amplia-se a degradação moral em toda parte, nos altos escalões governamentais de quase todos os países, nos grupos sociais, nos indivíduos, ameaçando a cultura, a ética e a harmonia pessoal e geral.

A dor cavalga o corcel do desespero em disparada inestancável, em face da drogadição nas diferentes classes da sociedade, do sexo em transtorno, do alcoolismo exagerado, do tabagismo perverso, dos comportamentos morais extravagantes e perniciosos.

Embora as maravilhosas conquistas externas da cultura, da civilização e do conhecimento, têm escasseado as aquisições internas dos indivíduos em favor da iluminação pessoal.

Na grande noite moral que se abate sobre o mundo terrestre, há deficiência de luz interior, o que proporciona comportamentos inconsequentes e desvairados, a tudo ameaçando e a quase tudo destruindo.

O ser humano, embora vinculado a alguma denominação religiosa, por conveniência, por hábito, por formalismo, desligouse da religiosidade, da reflexão em torno de si mesmo e da vida, preferindo as manifestações externas dos cultos em detrimento da renovação pessoal, sem ruído nem fantasia...

Muita falta faz à humanidade o conhecimento real das palavras de Jesus, Seus incomparáveis exemplos de amor e de solidariedade, maior aprofundamento em torno da Sua estada entre as criaturas humanas...

Tornado mito por algumas doutrinas de fé religiosa, parece inalcançável pelas pessoas que O contemplam a distância, sem possibilidades de contatá-lo.

Tornado Deus, por outras tantas, todas as Suas realizações perdem o significado, em face da ausência de qualquer conteúdo humano, seja na convivência com os amigos, no sofrimento experimentado, nos logrem a iluminação interior, superando os impedimentos habituais e a indiferença quase geral.

Não temos a pretensão de acreditar que sejam propostas originais e libertadoras, mas experimentamos a alegria de poder oferecê-la como resultado de prolongadas meditações e vivências em torno da palavra de Jesus, à luz da Psicologia profunda e da Medicina contemporânea, e que nos fizeram muito.

Salvador, 1° de janeiro de 2006.


Joanna de Ângelis