Seja Feliz Hoje

CAPÍTULO 23

VIDA EM ABUNDÂNCIA



Asseverou o Mestre Nazareno: Eu venho trazer-vos vida, e vida em abundância.

A promessa estimuladora constitui verdadeira bênção, porque a vida necessita de um sentido especial para fluir com tranquilidade necessária à paz íntima, que é fundamental na existência, e a abundância a que Ele se refere são os conteúdos elevados que dignificam o Espírito.

Elevá-la, moral e espiritualmente, é o objetivo do seu existir, por isso, com a sabedoria que Lhe era peculiar, Ele teve o cuidado de acrescentar essa exuberância, essa riqueza de oportunidades iluminativas.

A vida, por si mesma, é fenômeno biológico na matéria que, sob o comando do Espírito, reveste-se de significado evolutivo.

Por isso há vidas estioladas pela escassez de recursos inteligentes e emocionais, de significado psicológico, que se tornam vazias e, por consequência, atormentadas e em constante fragmentação.

Há vidas gloriosas, carregadas de coisas nenhumas, que são as lutas da ilusão e as buscas incessantes das fantasias, que terminam tediosas sem qualquer profundidade emocional.

Há vidas que são desperdiçadas nos jogos das paixões servis e na contínua busca de prazeres que se consomem e as aniquilam.

Há vidas malconduzidas nas prisões sem grades dos vícios e nas dependências cruéis das vilanias que as denigrem e as levam à consumpção antes do tempo que lhes está reservado.

Há vidas perdidas na contemplação vazia enquanto a Humanidade estertora na solidão e nos sofrimentos de variada denominação, aguardando socorro, solidariedade.

Há vidas tocadas pela presença do Amor, que se tornam santuários de benefícios, erguendo outras existências aos patamares da saúde e da alegria.

Há vidas, ricas de benevolência e sabedoria, dedicadas à Há vidas, ricas de benevolência e sabedoria, dedicadas à educação e ao progresso da sociedade.

Há vidas assinaladas pelas lutas edificantes e entregues à luz da caridade.

Há vidas construindo outras vidas, num incessante esforço de abnegação e de sacrifícios bem-direcionados.

Há vidas e vidas!

Jesus promete vida em abundância de amor e de trabalho, de realizações e de crescimento íntimo mediante os quais se alcança a plenitude.


* * *

Sob outro aspecto, Ele também enunciou: (...) No mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

Quando a vida é dedicada às conquistas materiais, sociais, econômicas, aquelas que enriquecem de valores amoedados, poder, brilho, é sempre fugaz. Porque os seres humanos permitem-se ser mais competitivos do que cooperativos, havendo uma constante aflição para a conquista desses empenhos, acompanhados de conflitos íntimos e desenganos.

O tormento da posse constitui grave transtorno emocional que arrebata incontáveis existências, anulando-lhes os valores éticos e enobrecedores.

Eis, no torvelinho das lutas humanas, os triunfadores sempre mais ou menos atormentados sob o guante dos fantasmas da desconfiança, do prazer até a exaustão, do medo das mudanças nas paisagens políticas e econômicas.

Cercados, não poucas vezes, pela bajulação dos frívolos, sem amizades legítimas, na multidão dos interessados no domínio do mundo e em dolorosa solidão, anelando por ternura e afeto edificante.

O poder terrestre, pela sua transitoriedade, deveria ser transformado em construção de meios para edificar outras vidas, repartindo as suas posses com a imensa e dolorosa escassez que predomina em todo lugar, multiplicando oportunidades de trabalho, de soerguimento moral, para que a felicidade deixasse de ser um mito, visitando todos os lares do mundo.

Quando se acompanha a epidemia da fome ceifando milhões de vidas que se extinguem em sofrimentos indefiníveis, dever-se77 iam unir todos os esforços para acabar, por definitivo, essa mácula que torna a sociedade desventurada, porque o planeta possui recursos para atender a todos aqueles que o habitam de maneira digna e promissora.

Por isso a vida abundante é rica de paz e de alegria, porque está fixada nos postulados sublimes do amor e da caridade, que se transformam em oportunidade de desenvolvimento social.

Vive, no mundo, sem fugir-lhe aos padrões, mas dando lugar à filosofia do amor e do bem, gerando, em tua volta, alegria e bemestar.

Os incidentes e ocorrências menos desejáveis, mas que fazem parte do processo evolutivo, sendo o oposto das humanas aspirações, tornam-se-lhe o próprio avesso, vivenciando-os com tranquilidade e irrestrita confiança em Deus, de quem procedem todas as Leis da Vida.

Rejubila-te com a doação do Mestre e aplica a vida em abundância com sabedoria no teu desenvolvimento espiritual, sem enfado nem aflição, de olhos voltados para o porvir que te aguarda risonho.


* * *

A vida no corpo é fenômeno transitório que se consome, libertando o Espírito para a imortalidade na qual se encontra mergulhado.

Detém-te em pensamento e em ação, considerando a oportunidade que se te depara, e frui a inefável concessão do Senhor no rumo da tua vitória existencial.

Este é o teu momento de ser pleno.

Vive-o!