12. Depois disso, desceu ele a Cafarnaum com sua mãe, seus irmãos e seus discípulos; e não ficaram ali muitos dias.
Em alguns manuscritos aparece Capernaum. Mas os testemunhos mais antigos, inclusive de Josefo, trazem Capharnaum, que significa "cidade do Consolador" (literalmente NAHUM é a forma intensiva, que corresponde ao sufixo "oso". isto é, rico em, cheio de; por exemplo: rahum, rico de piedade ou piedoso; hannum, rico de graça ou gracioso; nahum, rico de consolação ou consolador). Cafarnaum ficava à margem leste do lago de Tiberíades.
Jesus desceu de Caná (a mais de 200 metros acima do mar) para Cafarnaum (a 200 metros abaixo do nível do Mediterrâneo). Com ele veio toda a sua família. A citação de Maria e dos irmãos de Jesus, confirma que o casamento de Caná foi de elemento das relações de Maria, que levou os seus parentes.
Dos irmãos de Jesus conhecemos quatro: Tiago, José, Simão e Judas (MT
Não se demoram em Cafarnaum: aí ficaram "alguns dias", preparando-se para seguir para Jerusalém, a fim de comemorar a Páscoa.
A descida do local do Encontro (o "caniço" apontando para o céu, do "Jardim fechado") para a "cidade do Consolador", simboliza a necessidade de levar a consolação recebida do Alto, para a planície da vida, para aqueles que, embora não maduros, têm também fome de luz. Quem encontrou a Luz deve levá-la aos que estão em trevas, com amor e sem egoísmo. Dela receberá cada um na medida de sua capacidade.