39. Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa das palavras da mulher, que atestara: "Disse-me ele tudo o que fiz".
40. Quando, pois esses samaritanos vieram ter com Jesus, pediram-lhe que ficasse com eles. E passou ali dois dias.
41. E muitos mais acreditaram, por causa das palavras de Jesus, e diziam à mulher:
42. "Não é mais pelas tuas palavras que nós cremos, mas porque nós mesmos ouvimos e sabemos que este é verdadeiramente o salvador do mundo".
A propaganda da samaritana excitou a curiosidade dos compatriotas, que acorreram pressurosos a ouvir o jovem profeta. Ficaram encantados e pediram que permanecesse com eles. Jesus acedeu, ficando dois dias (os números em João!).
Convencidos, testemunharam que "não era mais por informações", mas por verificação pessoal que passavam a crer. E brindam-No com o título de SALVADOR DO MUNDO, não apenas restrito a Israel, mas destinado a todos.
Nova que ela lhes dera, e foram ter com a individualidade. E, ao encontrar-se, pediram-Lhe que permanecesse com eles. Como o amadurecimento não era completo, só conseguiram a união por DOIS dias. O número DOIS, nos arcanos, representa o princípio feminino, isto é, a esfera da receptividade, o passivo, que, ao receber o princípio (o Um), produz o resultado (o Filho), perfazendo o ternário, que exprime um ciclo completo da obra. Como a permanência foi de DOIS dias, isto significa que o resultado (o Encontro) não foi obtido totalmente.
No entanto, mesmo esses dois dias de contato com o Cristo, fazem que essas almas "vigilantes", que tinham chegado ao contato por meio da palavra da primeira, confessem: o contato pessoal fez-nos sentir que realmente o Cristo Interno é o Salvador da Humanidade, é o "Caminho da Verdade e da Vida".