Sabedoria do Evangelho - Volume 5

CAPÍTULO 12

EPÍLOGO DO ALMOÇO



LC 11:53-54


53. Quando saiu de lá, os escribas e fariseus começaram a irritar-se terrivelmente, e a importuná-lo com muitas perguntas,

54. armando-lhe ciladas, para surpreender algo de sua boca.



Lucas apresenta o epílogo do almoço na casa do fariseu.

Preferimos a lição: "Quando saiu de lá", atestado pelo papiro 45 (3. º século), pelos códices Vaticano, Sinaítico, Efrem e Régío, pelos minúsculos 33:579-1241, pela versão copta bohaírica e pela siríaca harclense (ad marginem) e aceita pelos críticos Tischendorf, Wescott-Hort, Weiss, von Soden, Vogel, Lagrange, Merck, Nestle, Pirot etc.

A outra lição da Vulgata: "Tendo dito essas coisas" parece-nos menos exata, embora apareça nos códices Alexandrino, Beza, Koridethi, nos minúsculos 157:213-1604, nas versões vetus latina e siríacas curetoniana e sinaítica. e na armênia.

Diz, a seguir, que os escribas e fariseus "se irritaram" (enéchein). O sentido dessa palavra é confirmado pelas versões copta bohaírica ("observaram maliciosamente"); copta-sahídica ("provocaram"); siríacas ("ficaram constrangidos"); peschitto ("ficaram descontentes"); e armênia ("ficaram irritados").

As perguntas sobre os mais variados assuntos tinham por finalidade embaraçar o jovem Mestre, armar ciladas, para que fosse levado a comprometer-se com alguma resposta em falso.

O resultado da ação enérgica em prol da verdade desencadeia, sempre, uma torrente de perseguições que, por vezes, permanecem apenas no terreno das ideias, mas com frequência se materializam em atos contra o afoito que ousou ferir susceptibilidades de criaturas importantes.

É saber sofrer tudo com calma, sem deixar que a perturbação dos atingidos penetre nosso âmago, revolvendo a paz de Espírito.

As tentativas para pôr a perder o discípulo vêm de todos os lados. Há que resistir brava e duramente, já que os ataques chegam dos encarnados e dos desencarnados que com eles sintonizam.