Sabedoria do Evangelho - Volume 5

CAPÍTULO 27

VOLTA A TRANSJORDÂNIA



MT 19:1b-2


1b... e veio para as fronteiras da Judeia, além do Jordão,
2. e o acompanhavam grandes multidões, e ali as curou.

MC 10:1


1. E levantando-se daí, veio para as fronteiras da Judeia e além do Jordão, e novamente o acompanhavam as multidões e, como costumava, de novo as ensinava. JO 10;40-42

40. Retirou-se outra vez para além do Jordão, para o lugar onde João estava mergulhando no princípio, e ali permaneceu.

41. E muitos vieram a ele e diziam: João, na verdade, não fez sinal algum, mas tudo quanto deste disse João, era verdade".

42. E ali muitos creram nele.



Em Mateus. no cap. 19, toda a viagem da Galileia a Jerusalém para a festa dos Tabernáculos, é descrita no vers. 1, que também se refere à partida dessa cidade para a Transjordânia depois da festa da dedicação.

No vol. 4. º, pág. 147, comentamos todo o versículo.

A expressão de Marcos ekeithen anastás lembra o mesmo em 7:24. Era um modismo hebraico comum (vaiaqom, cfr. GN 22:3 e NM 22:14, NM 22:21, etc.) indicando o início de uma viagem.

O fato de que temos aqui notícia é que Jesus, tendo saído de Jerusalém, retira-se para além Jordão, nos arredores de Betânia, no local em que o Batista costumava mergulhar nas margens do Jordão (João.

1:28; vol. 1), antes de transferir-se para Enon, perto de Salim (JO 3:23; vol. 2). Exatamente aí Jesus iniciara Sua "vida pública" (JO 4:23; vol.
2) e aí convocara seus primeiros discípulos (JO 1:35-43; vol. 1. º). Os moradores locais ainda se recordavam bem de João, "que não dera sinais exteriores", mas que falara certo quando se referiu a Jesus, recém-chegado, dizendo que era o Esperado. Essa fé valeu de muito, pois foram curados "todos" os que a Ele recorreram.

Daí por diante, Jesus permanece naquela região (eis tà hória), indo a Efraim ou Efrém na Samaria, nos arredores e regressando a Jericó, donde se dirigirá a Jerusalém, onde será crucificado na páscoa do ano 31.

A Peréia (Transjordânia) era uma região que se estendia por uns 100 km nas margens orientais do Jordão, entre o lado de Tiberíades ao norte e o mar Morto ao sul. O rio limitava-a a oeste e Filadélfia a leste, Pela ao norte e Maquérus ao sul. Sua capital, antes denominada Betharamphtha, fora cognominada Lívias por Herodes, o grande, em homenagem à esposa de Augusto, e engrandecida por Herodes Antipas que, porém, preferia residir em Maquérus. Lívias ficava defronte de Jericó, na outra margem do Jordão que, nesse ponto, tinha vários vaus. permitindo travessia fácil.

A lição que nos dá essa notícia é a comparação entre a personagem, mesmo santificada (João) e a individualidade (Jesus). Embora a primeira, mesmo com o intelecto iluminado, nada consiga fazer por si mesma, no entanto o testemunho que dá a respeito da individualidade é verdadeiro.

O papel da individualidade é plenamente realizado: ensina e cura, isto é, ilumina e corrige, acaba com a enfermidade do espírito (ignorância) e com a enfermidade do corpo.

Exemplo de como devemos agir, mesmo nos retiros forçados: jamais "parar". Ainda repousando, ainda revendo lugares passados, o trabalho prossegue ininterrupto, firme, sem esmorecimento.