O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 10

INTERPRETAÇÃO DA LEI



MT 7:12


ASSIM, TUDO QUANTO QUEREIS QUE OS HOMENS VOS FAÇAM, ASSIM TAMBÉM FAZEI VÓS A ELES, POIS ESTA É A LEI E OS PROFETAS.

ASSIM, TUDO QUANTO QUEREIS QUE OS HOMENS VOS FAÇAM, - No estudo da Lei de Conservação (O Livro dos Espíritos, parte terceira, Capítulo
5) alcançamos a visão clara e determinante que nos estimula a transcender o egoísmo de que ainda nos revestimos ante a vida social.

É natural o CULTO DE SI MESMO nas idades primárias do Espírito, pois DEUS NOS DEU A NECESSIDADE DE VIVER e A VIDA É NECESSÁRIA AO APERFEIÇOAMENTO DOS SERES, conforme declaração dos Espíritos superiores a Allan Kardec, na referência doutrinária acima citada.

Desse modo, sentir-se, nas fases de formação elementar da consciência, o CENTRO DO UNIVERSO, significa para os que nos governam a evolução de Mais Alto, impulso ao progresso. E foi por compreender essa dinâmica providencial do Criador e Pai que o apóstolo Paulo ensinou: PORQUE A LEI OPERA A IRA [AÇÃO DA LEI DE CAUSA E EFEITO]; PORQUE ONDE NÃO HÁ LEI TAMBÉM NÃO HÁ TRANSGRESSÃO (Rm 4:15) . Ou seja, quando não se conhece a Lei o que se faz é lei.

A primitividade se constitui do despertamento elementar da mente, que, por efeito de necessidades existenciais e instintivas, se ilustra no tempo para avançar no domínio das questões mais subjetivas, relativas à moral (REGRA DE BEM PROCEDER - O Livro dos Espíritos, questão 629).

Em mundos como a Terra (O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 3, itens 3 a 7), a primitividade foi vencida e a Humanidade passou a emancipar-se para a fase de expiações e provas, quando as TÁBUAS DA LEI, pelas mãos de Moisés, foram apresentadas ao mundo, como síntese da Lei de Justiça, já depreendida pelos povos da Antiguidade.

Todas essas considerações nos auxiliam a entender que a recomendação do senhor AMARÁS O TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO (Mt 22:39) é o supremo objetivo de todos nós no processo evolucional, mas contém o imperativo primacial do AMAR A SI MESMO, significando a síntese dos labores existenciais da primitividade, sob os dispositivos da Lei de Conservação (O Livro dos Espíritos, parte terceira, Capítulo 5), sem cujos ditames não teríamos ciência e nem consciência de nós próprios, da nossa individualidade e de nossa imortalidade, para então dilatar esse amor e refletir a luz do excelso Pai.

Com base na fecunda referência TUDO QUANTO QUEREIS QUE OS HOMENS VOS FAÇAM, temos o caminho da caridade: se esperamos para nós, é isso que deve ser oferecido aos outros!

ASSIM TAMBÉM FAZEI VÓS A ELES, - A fixação dos valores de vida, tão ansiados pelos homens, somente se dá pelo exercício da fraternidade, quando, ainda imperfeitos e sem domínio das circunstâncias ou mesmo do objeto de seus desejos, há evidente esforço por IMPROVISAR e oferecer aos semelhantes o que já se concebe por dádiva do talento espiritual.

DEUS NÃO DÁ O ESPÍRITO COM LIMITAÇÃO (Jo 3:34) e a obra do progresso obedece à Lei de sociedade (O Livro dos Espíritos, questões 766:774), quando ocorre uma espécie de COMPENSAÇÃO intelecto-moral, facilitando a dinâmica expressão da Verdade Divina, por efeito da interação entre encarnados e desencarnados vinculados ao grupamento (Pensamento e Vida, Capítulos 1:12-18).

Em face de semelhantes verdades universais, o TAMBÉM FAZEI VÓS A ELES representa a chancela moral que altera padrões vibracionais da alma, elevando os seres à categoria de FILHOS do Pai Altíssimo (O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 15, itens 2:3).

E como todo aprendizado e toda experimentação estão submetidos à cadeia interdependente da Criação, em suas escalas infinitas, Jesus, nosso Guia e Modelo (O Livro dos Espíritos, questão
625) é a suprema referência que possuímos para romper limitações e personalismo (Jo 15:1-17).

POIS ESTA É A LEI E OS PROFETAS. - Toda fecundação espiritual recebida na Antiguidade, de Melquisedeque a João Batista, teve por objetivo a preparação do caminho do senhor: VOZ QUE CLAMA NO DESERTO: PREPARAI O CAMINHO DO SENHOR, TORNAI RETAS SUAS SENDAS (Mt 3:3), pois DEUS USA O TEMPO E NÃO A VIOLÊNCIA, na justa conceituação do Espírito irmão X (Estante da Vida, Capítulo 25).

Revelando a Lei de Amor que a todos os convertidos 1SENTA DA LEI (Gl 4:4-5), Jesus sintetiza a obra da Luz, revela Deus aos homens e é tutor de nossas esperanças pela redenção (Jo 1:18; Hb 1:1-2).