O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 13

CONTRAPARTIDA HUMANA



MT 9:29


TOCOU, ENTÃO, OS OLHOS DELES, DIZENDO: CONFORME A VOSSA FÉ, SEJA FEITO A VÓS.

TOCOU, ENTÃO, OS OLHOS DELES, DIZENDO: - A cegueira também é uma das expressões que se repete nos registros evangélicos. identificamos os cegos de natureza física, expiando suas faltas do passado, quando seus olhos argutos foram utilizados para malsinar as existências alheias. E temos os cegos de discernimento, de ingratidão, de leviandade, de zombaria, de incredulidade, de ignorância.

As referências cristãs são inúmeras: O CEGO DE BETSAIDA (Mc 8:22-26), O CEGO DE JERICÓ (Mc 10:46-52), dentre outros. Em Mateus, Capítulo 23, versículos 16:17-19, 24:26, Jesus explicita condições de cegueira moral, obstruindo, no íntimo das criaturas, o fluxo da vida e da felicidade real.

O assunto não passou desapercebido a Allan Kardec, que inseriu no item 20, do Capítulo 8, de O Evangelho segundo o Espiritismo, a bela comunicação de Vianney, cura d’Ars, intitulada BEM-AVENTURADOS OS QUE TÊM FECHADOS OS OLHOS.

Todo TOQUE de Jesus é fator de transformação, porque as forças que d’Ele emanam sempre dizem das Verdades Divinas, impulsionando as mentes e os corações a outras órbitas de experiência e vida essencial (O Livro dos Espíritos, questões 627:628).

CONFORME A VOSSA FÉ, SEJA FEITO A VÓS. - O homem físico estará sempre atrelado ao clima sufocante e restritivo das necessidades materiais, invariavelmente repetindo, com alguma satisfação, os hábitos e prazeres de seus ancestrais.

A fé, como síntese da inteligência moral - nascida do senso que ressuma de todas as suas vivências somadas pelas reencarnações e estimuladas pelas genuínas revelações de Deus - é o recurso poderosíssimo da projeção espiritual da criatura. Todo o Capítulo 19 de O Evangelho segundo o Espiritismo esquadrinha e dimensiona, para a razão humana, o atributo sublime da fé.

Transcendendo as operações comuns de sobrevivência - as mesmas que caracterizam, de modo mais primitivo, a existência dos animais, nossos irmãos menores - a fé, em bases seguras (O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 1, item 8), revela o Filho de Deus, consciente e caridoso. Vencendo os condicionamentos estreitos, que escravizam o homem à matéria, aos conceitos reducionistas de suas possibilidades essenciais, reconhece a grandeza e a infinitude do Amor Paterno, sentindo que [. ] NÃO LHE DÁ DEUS O ESPÍRITO POR MEDIDA (Palavras de Vida Eterna, Capítulo 2).

DEUS É AMOR (1Jo 4:16) e n’Ele operamos o despertamento de nossos potenciais de espírito, mas é preciso recordar que [. ] DO RIO DE GRAÇAS DA VIDA, CADA ALMA SOMENTE RETIRA A PORÇÃO DE RIQUEZAS QUE POSSA PERCEBER E UTILIZAR PROVEITOSAMENTE.

A fé torna-se o fundamento de nossa iluminação, permitindo-nos, se consciente e lúcida, as mais sublimes realizações espirituais (Pensamento e Vida, Capítulo 6).