O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 14

PARTIDOS E OBRAS



MT 9:34


OS FARISEUS DIZIAM: PELO CHEFE DOS DAIMONES EXPULSA OS DAIMONES.

OS FARISEUS DIZIAM: - simbolizando a hipocrisia religiosa, os desvios do caráter, as falsas ideologias e os artifícios da religião em cultos exteriores e incongruentes com a renovação sincera da alma, as práticas dos fariseus são a antítese do que o Evangelho de Jesus ensina e propõe por manifestação da religião natural (O Livro dos Espíritos, parte terceira, Capítulo 2).

Compreendendo que o farisaísmo tem no personalismo, na opinião pessoal e tendenciosa o seu alicerce, o que diziam - e ainda dizem, pois o farisaísmo dita ordens e se atualizou nas religiões formalistas de nosso tempo - está bem definido em: VÓS JULGAIS SEGUNDO A CARNE, EU NÃO JULGO NINGUÉM (Jo 8:15) e em A BESTA (Ap 13:1-7).

O Espiritismo, que chegou ao mundo para testificar a Verdade (Jo 15:26; Jo 16:13-15), se ocupa dos estudos que a todos facilita o justo entendimento dos PARTIDOS que, expressando tendências e interesses personalistas, interpretam a vida como desejam e como dita a eles suas ambições. imperioso estudar na introdução de O Evangelho segundo o Espiritismo o Item 3, NOTÍCIAS HISTÓRICAS, pois identificaremos a perfeita correlação entre partidos e facções religiosas da época em que Jesus viveu e aquelas denominações que hoje enxameiam toda a Terra, como núcleos de desenvolvimento e manifestação religiosa dos seres em evolução no Orbe.

PELO CHEFE DOS DAIMONES EXPULSA OS DAIMONES. - A conclusão a que chegam os fariseus revela o DESPEITO - filho da presunção ciumenta e vaidosa - e que a tudo e a todos julga sem remissão.

O PURITANISMO é uma espécie de manto funesto que oculta vícios e maldades (Mt 23:26-28), transferindo aos outros, em julgamentos e preconceitos, o que abunda no seu íntimo (Pensamento e Vida, Capítulo 8). semelhantes críticas dos fariseus se deram a propósito da cura de um mudo - vítima de obsessão - operada por Jesus. E o assunto é pertinente, já que só diz a verdade em sintonia com o Pai e Criador, aquele que se alimpa das ilusões e dos vícios de comportamento. As obsessões comprometem o campo mental, tisnando-lhe as ondulações de vida e integração com o universo; por isso a ALIENAÇÃO intelecto-moral de obsessos e obsessores (Recordações da Mediunidade, Capítulo 10).

Ensinando com a advertência VÓS SOIS DO DIABO, VOSSO PAI, E QUEREIS REALIZAR OS DESEJOS DE VOSSO PAI [. ] (Jo 8:44), Jesus clarifica o termo CHEFE DOS DAIMONES, pois, se o filho é o fruto do pai, este é o gerador do que o filho contém (Jo 10:25-30 - A IDENTIDADE DE JESUS).


Então podemos aprofundar a compreensão do que o Mestre realiza por caminho de salvação a todos nós e observar em vigilância e boa vontade a antiga orientação do Decálogo: HONRA A TEU PAI E A TUA MÃE

[. ] (Êx 20:12) .