O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 16

CAMINHO DE REDENÇÃO



MT 10:8


CURAI ENFERMOS, ERGUEI MORTOS, PURIFICAI LEPROSOS, EXPULSAI DAIMONES; DE GRAÇA RECEBESTES, DE GRAÇA DAI.

CURAI ENFERMOS, - Toda vez que fugimos aos códigos da Lei já revelada em nosso campo mental, adoecemos. As enfermidades da alma, que se refletem no corpo pelas distonias classificadas pela medicina, surgem e se agigantam por consequência da negação da Luz em nós (Pensamento e Vida, Capítulo 15).

Harmonia e paz são conquistas do legítimo bem, por isso Jesus é senhor (conjunto de Leis reveladas) e Mestre (dinamizador da Verdade conhecida), conforme Ele próprio afirmou: VÓS ME CHAMAIS O MESTRE e O SENHOR, e dizeis bem, pois eu sou (Jo 13:13) .

Operar CURAS é atributo natural dos que executam a vontade de Deus, como agentes de sua providência, daí o modo imperativo do verbo, ensejando aos discípulos (aprendizes) o caminho efetivo de fixação dos valores imortais (DAR PARA RECEBER - O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 24, itens 17 a 19).

As enfermidades resumem todo um movimento de autoconhecimento, de resgate, de burilamento e de testemunhos redentores, apresentando escalas tão diversificadas quanto diversas e mutantes são as posições evolutivas das criaturas (Pensamento e Vida, Capítulo 28).

ERGUEI MORTOS, - Há toda uma extensa significação no episódio em que Jesus ressuscita o amigo de Betânia, dizendo: LÁZARO, VEM PARA FORA! (Jo 11:38-44).

Noutra passagem, o Mestre dá novos contornos às velhas concepções de morte: DEIXA QUE OS MORTOS ENTERREM SEUS PRÓPRIOS MORTOS (O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 23, itens 7:8). E será Emmanuel quem nos descortinará a visão espiritual de morte por PENETRAÇÃO MAIS PROFUNDA NO MUNDO DE NÓS MESMOS (Pensamento e Vida, Capítulo 29), a fim de compreendermos a missão dos que se convertem à Verdade para promoção da vida. sem MORTE não há RESSURREIÇÃO e nesse movimento a evolução define o progresso dos seres, sua elevação na Escala Espírita (O Livro dos Espíritos, questão 100).

Com base nas referências doutrinárias citadas, torna-se inspirador o estudo do que Tiago registrou em sua Epístola universal: [. ] E O PECADO, SENDO CONSUMADO, GERA A MORTE (Tg 1:12-16).

PURIFICAI LEPROSOS, - O orgulho e o egoísmo são as CHAGAS da Humanidade - esclarece a obra da Codificação Espírita (O Livro dos Espíritos, questões 893 a 917).

Da mesma forma que as ciências hoje combatem os agentes nocivos à saúde, após estudá-los e conhecê-los, igualmente podemos purificar os LEPROSOS que somos em aspecto moral, valendo-nos da Revelação Divina que instrui e transforma (Mt 9:10-12).


EXPULSAI DAIMONES; - Tudo o que foge à ordem luminosa da vida é componente INTRUSO, expressando o ENQUISTAMENTO, a COAGULAÇÃO de nossas forças. semelhantes propostas foram definidas por Jesus quando nos adverte: HAVERÁ FALSOS CRISTOS E FALSOS PROFETAS (Mt 7:15-20) e todo o Capítulo 62

21 de O Evangelho segundo o Espiritismo fundamenta a proposta do Cristo aos discípulos: EXPULSAI DAIMONES.

DE GRAÇA RECEBESTES, DE GRAÇA DAI. - O câmbio espiritual se processa e se efetiva por vibrações compensadas. É a Lei de Amor vivida por Jesus entre os homens e seu poder se relaciona às matrizes imateriais que emanam do Criador e Pai.

Curar enfermidades, erguer mortos, purificar leprosos, expulsar demônios é anunciar o REINO DE DEUS. Trata-se do despertamento íntimo para a Verdade Cósmica e, por isso, as ambições e as trocas em bases materiais perdem sua expressão e validade, pois nesses circuitos fechados de culto à matéria, as almas já ilustradas e mais sensíveis invariavelmente encontram o seu SEPULCRO, o CONGELAMENTO de sua vitalidade espiritual (O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 26).