O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 19

ESTÁGIOS REDENTORES



MT 10:23


QUANDO VOS PERSEGUIREM NESTA CIDADE, FUGI PARA OUTRA, POIS AMÉM VOS DIGO QUE NÃO TERMINAREIS AS CIDADES DE ISRAEL, ATÉ QUE VENHA O FILHO DO HOMEM.

QUANDO VOS PERSEGUIREM NESTA CIDADE, - As recomendações sábias de Jesus aos discípulos são mensagens de amor e sabedoria a todos os corações que jornadeiam de ENCARNAÇÃO A ENCARNAÇÃO, de CONDIÇÃO A CONDIÇÃO, de CIRCUNSTÂNCIA A CIRCUNSTÂNCIA, sempre buscando a própria felicidade através do aperfeiçoamento contínuo. sem dúvida, o texto se reporta à condição dos discípulos em pregação da Verdade, num tempo de limitações e lutas árduas, em que as perseguições religiosas e políticas ameaçavam a qualquer.

Todavia, a orientação guarda expressões profundas no que concerne à nossa evolução para Deus, pois Jesus - senhor e Mestre - conjuga valores para atendimento de almas infantis, jovens e maduras em termos morais (O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 24, itens 1 a 7).

Toda perseguição se dá por efeito de choque de propostas, que terminam por ferir INTERESSES, e como nossos hábitos adquiridos ainda funcionam em bases de pouca ou nenhuma reflexão - sem discernimento - reagimos como FERAS, obedecendo aos automatismos 70 herdados de nossa retaguarda evolutiva, nos ambientes que formam o reino animal - precursor da condição humana (Pensamento e Vida, Capítulo 20).

O vocábulo CIDADE resume a proposta sociológica da Terra, em clara vinculação com a Lei de sociedade (O Livro dos Espíritos, parte terceira, Capítulo 7). No plano íntimo, CIDADE, num símile do que ocorre com a vida social humana, representa todos os interesses emocionais e psicológicos a nos ensejarem o CLIMA psíquico de vida, o ESTILO de comportamento e de lida com as propostas externas da existência.

Em Marcos, no Capítulo 8, versículos 22:26, observamos Jesus curando com saliva e imposição de mãos o cego de Betsaida. O texto diz que o senhor LEVOU-O PARA FORA DA ALDEIA (cidade pequena) e assim que lhe restabeleceu a visão (passou a ver EM PROFUNDIDADE e COM CLAREZA, ou seja, com discernimento) O ENVIOU PARA SUA CASA, DIZENDO: NÃO ENTRES NA ALDEIA.

Nesta passagem, encontramos a chave para CIDADE, que representa a condição circunstâncial de nossa existência, quando saturada de problemas e aflições que nos PERSEGUEM (Pensamento e Vida, Capítulo 22).

FUGI PARA OUTRA, - Ninguém opera renovação em terreno saturado, sob condições de esgotamento (NINGUÉM COLOCA REMENDO DE PANO NÃO ALVEJADO SOBRE VESTE VELHA [. ] - Mt 9:16) .

Fugir para outra cidade significa buscar outros horizontes, outras fontes de nutrição que renovem forças e ampliem a capacidade de realização do ser já cansado de repetir as mesmas equações conhecidas (Mt 24:16-19; O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 7, itens 1:2).

POIS AMÉM VOS DIGO QUE NÃO TERMINAREIS AS CIDADES DE ISRAEL, - As vivências somadas no tempo nos capacitam a melhores 70 escolhas, por efeito do despertamento de nossos potenciais divinos e este é o objetivo das reencarnações sucessivas a nos movimentar forças dormentes e desconhecidas do Espírito.

ISRAEL, na justa conceituação de Emmanuel, DEVE SER CONSIDERADA COMO O SÍMBOLO DE TODA A HUMANIDADE TERRESTRE [. ] (O Consolador, questão 262). Portanto, todas as condições existenciais, geradas pelos desejos e pela inteligência desabrochantes dos encarnados, funcionam por ESTÁGIOS de aprendizado e fixação de conteúdos morais (O Livro dos Espíritos, questões 629 a 646).

A afirmação do Mestre de que NÃO TERMINAREIS AS CIDADES DE ISRAEL expressa seu pleno domínio sobre as probabilidades existenciais dos seres em nosso Orbe, pois, na caminhada evolucional, a luz da razão, do discernimento, em aspectos ético-morais, nos alcançará o campo mental, revelando-nos FILHOS DE DEUS (Lc 12:41-44).

ATÉ QUE VENHA O FILHO DO HOMEM. - Filho representa resultado, consequência (Luz Imperecível, Capítulo 76). Considerando o mecanismo das reencarnações por caminho revelador de nossos potenciais divinos, herdados do Grande Pai, a Humanidade, que se refunde e se aprimora no tempo, é o MEIO em que revelamos os poderes do Espírito que somos, tendo por inspiração e guia o Cristo de Deus (Mt 11:11) .