PORTANDO, NÃO OS TEMAIS, - As conversões à Luz de Deus são geralmente precedidas de choques e incompreensões no seio da sociedade humana (O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 23, itens 9 a 18), mas nenhum desses componentes representativos do CONSERVADORISMO, do DOGMATISMO, das PAIXÕES personalistas poderá obstar a marcha do progresso que se instala quando a Verdade, por luz radiante, surja dos fatos e dos fenômenos que constituem o movimento universal da vida, da evolução.
O TEMOR guarda suas expressões de valor na salvaguarda de estruturas existenciais (Palavras de Vida Eterna, Capítulo 4), pois o MEDO das forças cósmicas, nos fenômenos da natureza, AMBIENTOU a ideia rudimentar de Deus na primitividade. O próprio instinto de conservação se manifesta através do TEMOR, resguardando a criatura em momentos de ameaças (O Livro dos Espíritos, questões 702:703).
Assim, a recomendação do Mestre: NÃO OS TEMAIS tem o condão de despertar, nos discípulos e seguidores de todos os tempos, a consciência da Providência Divina que tudo nos faculta, para o domínio de nós mesmos, frente aos desafios da caminhada evolucional (Jo
POIS NADA HÁ ENCOBERTO QUE NÃO HAVERÁ DE SER REVELADO, - REVELAR guarda o sentido de TIRAR O VÉU que geralmente encobre o que é real. O próprio mecanismo da evolução espiritual é disso um atestado vivo e dinâmico, porque REVELADOR (O Livro dos Espíritos, questões 17 a 20).
Compreende-se pela observação, pelos raciocínios lógicos, pela sensibilidade já desenvolvida, que a VISÃO de Deus, da Criação, da vida constitui, em si, atestado do progresso intelecto-moral já alcançado pelo ser e, em nosso mundo, essa VISÃO é sempre relativa, mas balizadora, por isso o valor imensurável da Revelação Espírita (O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 1, item 5), quando os nossos irmãos de vanguarda (Espíritos superiores) ferem nossos sentidos (mediunidade) e nos ensinam sobre o que nos aguarda além (A Gênese, Capítulo 1, itens 31 a 37).
NEM ESCONDIDO QUE NÃO HAVERÁ DE SER CONHECIDO. - Por mais a falsidade ideológica, em desvios lamentáveis, ou mesmo as limitações da ignorância intentem o ATRASO da marcha do progresso e da consciência universal sobre Deus e sua Criação, semelhantes atentados concorrem para a SATURAÇÃO dos males que são probabilidades num mundo ainda rude e negador da vida espiritual (O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 3, itens 13 a 15).
O processo de elevação e purificação espiritual consiste no exercício continuado da vida, que revela potências desconhecidas da alma. E se EDUCAR pode ser compreendido por DEMONSTRAR REPETIDAMENTE, com o objetivo de fixar valores, atravessar desafios, provas, revisões, até atingir plena consciência sobre os temas em pauta na existência, tal processo significa alcançar, com méritos próprios, a REDENÇÃO (Mt