O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 21

DIVISÕES



MT 10:35


POIS EU VIM SEPARAR O HOMEM DO SEU PAI, A FILHA DA SUA MÃE, E A NORA DA SUA SOGRA.

POIS EU VIM SEPARAR O HOMEM DO SEU PAI, - Quando Jesus utiliza o termo FILHO DO HOMEM, deixando entender que o produto do LABOR HUMANO, em seu sentido de HUMANIDADE TERRENA, é o laboratório abençoado em que o DESPERTAMENTO e o APERFEIÇOAMENTO do Espírito se dão, caracterizando a marcha evolutiva compatível com os recursos desta Escola, que é a Terra (O Livro dos Espíritos, questões 132 a 133a), está nos ensinando a lógica da Providência, pois a síntese das vidas sucessivas representa os tesouros imortais do ser frente ao universo infinito (O Livro dos Espíritos, questão 170; Pensamento e Vida, Capítulo 4).

Portanto, todas as conquistas do homem terrestre deverão conduzi-lo às mais sublimes expressões da vida (O Livro dos Espíritos, questão
918) e é Jesus, o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido à Humanidade por guia e modelo (O Livro dos Espíritos, questão 625; A Gênese, Capítulo 15, item 63), que promove, pelos motivos expostos nas citações doutrinárias, a separação do HOMEM (o ser consciente) de seu pai (os automatismos do pretérito subconsciente).

Lógica é a depreensão de que a cada geração o progresso RESUME o que fora herdado das anteriores e APERFEIÇOA os costumes e hábitos pelo conhecimento do futuro (RAZÃO, FÉ RACIOCINADA - O Evangelho 74 segundo o Espiritismo, Capítulo 1, item 9), por isso Jesus, como legítimo revelador dos Bens Divinos, separa o homem de suas crenças e hábitos primitivos.

A FILHA DA SUA MÃE, - se podemos ajuizar, à luz da Obra Espírita, que a RAZÃO HUMANA fundamenta descobertas, apontando rumos e provendo de novas luzes (argumentos, princípios, premissas et cetera) a mente da criatura (1Co 11:3-7), e pode ser interpretada por HOMEM ou VARÃO (o que fecunda), o sentimento tem a conotação da MULHER, que ACRISOLA E GERA para o campo prático da existência o que, no campo mental, era apenas IDEIA, INTENÇÃO (Pensamento e Vida, Capítulo 1).

Assim, separar a FILHA da sua mãe significa transformar desejos comuns em sentimentos sublimados ([. ] OS SENTIMENTOS SÃO OS 1NSTINTOS ELEVADOS À ALTURA DO PROGRESSO FEITO - O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 11, item 8).

E A NORA DA SUA SOGRA. - Temos aqui a expressão dos laços indiretos, mas dentro da mesma pauta já analisada como a FILHA que se separa da MÃE, pois a NORA é a mulher do FILHO e a SOGRA, a MÃE ou GERATRIZ do que se casou com outra MULHER (Luz Imperecível, Capítulo 55).

Analisando o assunto pelo prisma de TRAÇOS DA PRÓPRIA PERSONALIDADE, vamos encontrar em nós aqueles desafios íntimos em que os SENTIMENTOS CONFLITIVOS ou IMPRÓPRIOS são sustentados ou insuflados em nós por interesses paralelos, dentro do mecanismo das sugestões (Pensamento e Vida, Capítulo 9; Gn 3:1-6).