O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 22

VINCULAÇÃO E DESVINCULAÇÃO



MT 10:39


AQUELE QUE TIVER ENCONTRADO A SUA VIDA A PERDERÁ, E AQUELE QUE TIVER PERDIDO A SUA VIDA POR MINHA CAUSA, A ENCONTRARÁ.

AQUELE QUE TIVER ENCONTRADO A SUA VIDA A PERDERÁ, - Considerando a NOSSA VIDA dentro daquele prisma evolucional, em que cada um edifica o que lhe apraz, o que lhe convém às ambições e aos desejos, PERDER essa vida somente será possível quando outra proposta superior de vida - e que encontre RESSONÂNCIA no íntimo da criatura - a disponha a aceitar novos padrões com os quais se enamore e passe a adotá-los (A Gênese, Capítulo 3, item 24; O Céu e o Inferno, parte primeira, Capítulo 8, item 13; O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 18, itens 3 a 5). Esse mecanismo vige por força de progresso em todas as instâncias da vida universal e se caracteriza por DEGRAUS quase infinitos, formando uma escala prismática que inspirou o codificador Allan Kardec a formalizar a ESCALA ESPÍRITA

(O Livro dos Espíritos, questão 100), em que se pode estudar inteligentemente os graus diversos em que se subdividem os seres da Criação, consoante seus movimentos intelecto-morais onde se situem.

No Capítulo 24 de Mateus (O SERMÃO PROFÉTICO), encontraremos as mais fecundas FIGURAS DE LINGUAGEM utilizadas pelo Mestre, a fim de explicar a PERDA da vida personalista da Humanidade. Todos os seres passam por isso, pois é obra do progresso moral.

Referindo-se a GUERRAS (Mt 24:6), o senhor deixa claro o quanto 76 os CHOQUES, os DILEMAS, os CONFLITOS são necessários às transformações de profundidade (LEI DE DESTRUIÇÃO - O Livro dos Espíritos, parte terceira, Capítulo 6).

Reportando-se às DORES DE PARTO (Mt 24:8), aos ÓDIOS e à MORTE (Mt 24:9), aos ENGANOS (Mt 24:11) e à INIQUIDADE (Mt 24:12), Jesus descreve a TRANSIÇÃO por que passa, por força da Lei, todo aquele que atravessa o DESERTO - trecho de caminho áspero, sem vida, sob a canícula e o sacrifício e que se posiciona entre dois ciclos de experiência evolutiva (Mt 3:1-3), ou seja, entre o passado já saturado e o futuro ainda incerto. A imagem do HOMEM VELHO dando ensejo ao HOMEM NOVO nos dá segura ideia do plano em estudo.

E AQUELE QUE TIVER PERDIDO A SUA VIDA POR MINHA CAUSA, A ENCONTRARÁ. - TODOS OS SOFRIMENTOS: MISÉRIAS, DECEPÇÕES, DORES FÍSICAS, PERDA DE SERES AMADOS ENCONTRAM CONSOLAÇÃO EM A FÉ NO FUTURO, EM A CONFIANÇA NA JUSTIÇA DE DEUS, QUE O CRISTO VEIO ENSINAR AOS HOMENS (O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 6, itens 1:2). à medida que vencemos, por experiência prática e por dedução lógica, as ilusões acalentadas há tantos milênios, acerca da matéria e do materialismo, adentramos a essência de tudo o que existe na Criação, e é por efeito desse desenvolvimento do SENSO MORAL que, voluntariamente, adotamos a moral cristã (EXPRESSÃO MAIS PURA DA LEI DO SENHOR - O Livro dos Espíritos, questão 625, nota de Allan Kardec), revelando-a na vida nova e recamada de verdade que nos invade a alma (Mt 24:13-14).