O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 27

VIGOROSA ADVERTÊNCIA



MT 12:34


RAÇA DE VÍBORAS! COMO PODEIS DIZER COISAS BOAS, SENDO MAUS? POIS DA ABUNDÂNCIA DO CORAÇÃO FALA A BOCA.

RAÇA DE VÍBORAS! - As imagens férteis, utilizadas como símbolos no Antigo como no Novo Testamento, encontram decifração lógica e coerente nas estruturas doutrinárias da Terceira Revelação de Deus aos homens: o Espiritismo (O Livro dos Espíritos, questão 628; A Gênese, Capítulo 1, item 12).

Acerca das VÍBORAS, encontraremos referências desde o primeiro livro da Bíblia, o Gênesis, em seu Capítulo 3, versículos 1:13, denominando SERPENTE o movimento sedutor da CONCUPISCÊNCIA (A Gênese, Capítulo 12, item 17). Em Mateus, Capítulo 3, versículo 7, vemos João Batista utilizar a mesma expressão citada por Jesus: RAÇA DE VÍBORAS, nominando assim os fariseus e saduceus, ou seja, os que desvirtuaram a religião e a fé (O Evangelho segundo o Espiritismo, introdução, Item 3, NOTÍCIAS HISTÓRICAS).

Jesus, em João, Capítulo 8, versículo 44, traça substancioso estudo sobre o DIABO - também relacionado com a SERPENTE, pois é aquele que DESUNE inspirando ódio, inveja, orgulho, corrupção (A Gênese, Capítulo 15, item 53).

E o Apocalipse explicita: E FOI PRECIPITADO O GRANDE DRAGÃO, A ANTIGA SERPENTE CHAMADA O DIABO E SATANÁS, QUE ENGANA TODO O MUNDO [. ] (Ap 12:9) .

Concluímos, assim, que RAÇA DE VÍBORAS expressa o conjunto das iniquidades, do materialismo, dos desvirtuamentos e, por consequência, todos os que sintonizam o mal, a corrupção, priorizando o interesse pessoal e com isso negando Deus e sua Providência sábia e amorosa (O Livro dos Espíritos, questões 895:913).

COMO PODEIS DIZER COISAS BOAS, SENDO MAUS? - Quando o Mestre adverte: COMO PODEIS DIZER COISAS BOAS, SENDO MAUS? sua concepção do DIZER tem a ver com o VERBO (Jo 1:14), com a PALAVRA que, ligada a Deus e à consciência, é BENDITA e, desvirtuada, enganadora, é MALDITA (Gn 3:17) .

O verbo bendito é a Verdade e somente a Verdade liberta e santifica a vida (Jo 8:31-32; Jo 12:50; Jo 14:6) .

POIS DA ABUNDÂNCIA DO CORAÇÃO FALA A BOCA. - somos conhecidos pelo que manifestamos, seja pela fala, seja pelo comportamento, de modo que tudo aquilo que cultivamos emoldura vibracionalmente o nosso ser. O Evangelho veio ao mundo para nos SALVAR de nós mesmos, dos sistemas que criamos para escravizar e dominar, daí o imperativo do autoconhecimento à luz da Verdade Divina e o consequente exercício do amor, glorificando-nos o Espírito (Jo 15:5) .