O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 28

NAS MALHAS DA EXPIAÇÃO



MT 12:39


ELE, PORÉM, LHES RESPONDEU: UMA GERAÇÃO MÁ E ADÚLTERA BUSCA UM SINAL, MAS NÃO LHE SERÁ DADO UM SINAL, SENÃO O SINAL DO PROFETA JONAS.

ELE, PORÉM, LHES RESPONDEU: - Por sua autoridade e pleno domínio de todas as probabilidades evolutivas que assinalam o planeta Terra, Jesus é capaz de responder aos corações que no Orbe lutam, tudo quanto lhes advenham por dor, anseio e aflição (Jo 10:28-30). suas lições representam toda a pureza e santidade das Leis de Deus, para edificação consciente das almas em movimento de progresso moral (O Consolador, questões 282:288).

UMA GERAÇÃO MÁ E ADÚLTERA BUSCA UM SINAL, - Compreendendo que GERAÇÃO remete à matriz donde se originou, devemos observar que o Mestre se reporta às escolhas, às eleições das almas, pois uma GERAÇÃO guarda a conotação de um jardim cultivado por vontade própria (O Livro dos Espíritos, questões 843:847).

Toda fuga ao dever, que é apontado pela consciência, torna-se a geratriz de muitos males, caracterizando a GERAÇÃO MÁ E ADÚLTERA em estudo (Pensamento e Vida, Capítulo 22). A invigilância no trato com os valores internos do Espírito dá azo a experiências amargurosas, por consequência dessa ADULTERAÇÃO. Por isso, o materialismo, com todas as suas consequências, é a imagem da destruição, do engodo, da viciação e do crime moral, simbolizando o DIABO e SATANÁS (O Céu e o Inferno, parte primeira, Capítulo 5, item 9 e parte primeira, Capítulo 9, item 20).

E por caracterizar um circuito de sombra e perversão, aqueles que se associam no mal, nutrindo-lhe de expressões transitórias e equivocadas, geralmente exigem o que não merecem, tantas vezes impondo seu jugo de treva, em dolorosas obsessões (O Livro dos Médiuns, parte segunda, Capítulo 23, item 245; O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 12, item 6).

MAS NÃO LHE SERÁ DADO UM SINAL, - O egoísmo e o orgulho são chagas morais que eclipsam a razão e o bom senso, tornando indiferentes e cruéis os corações tomados por suas propostas nefastas e negadoras de Deus. Chafurdados nesse clima obsessivo, as mentes se cristalizam, e por efeito de culpas e remorsos não assumidos, através do sincero arrependimento, não lhes é possível receber um SINAL do FILHO DO HOMEM (renovação), por ausência de sintonia, já que não reconhecem seus erros (Nosso Lar, Capítulo 31; O Céu e o Inferno, parte primeira, Capítulo 7, subtítulo CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA; Mt 23:33) .

SENÃO O SINAL DO PROFETA JONAS. - Há toda uma simbologia no fato de o profeta Jonas ter estado no ventre da baleia por três dias e três noites. Mas foi Jesus quem nos ofereceu a justa interpretação da parábola de Jonas, quando afirma: [. ] ESTARÁ O FILHO DO HOMEM NO CORAÇÃO DA TERRA, TRÊS DIAS E TRÊS NOITES (Mt 12:40) .

Todo processo de desvio exige a preparação do indivíduo diante de si mesmo e de Deus, após suas escolhas equivocadas e claramente maléficas (Gn 3:17-23; Mt 22:13), e passa, obrigatoriamente, por três etapas, com o fim de revelar o FILHO DO HOMEM renovado e pleno de possibilidades. são elas: arrependimento, expiação e reparação (O Céu e o Inferno, parte primeira, Capítulo 7, subtítulo CÓDIGO PENAL DA VIDA FUTURA, item 16).

Três dias e três noites guardam profunda significação filosófica, a caracterizar: primeira fase: teoria - quando conhece, mas não aplica; segunda fase: experimentação - quando paulatinamente, e com suor e luta, descobre 92 a verdade pelo sentimento; terceira fase: plenitude do saber e da virtude - quando se fundem a teoria e a prática (AMAI-VOS E INSTRUÍ-VOS - O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 6, item 5).

E no que respeita a ser dia e noite, a natureza ensina: dia radioso - quando a alma encontra luz e se entusiasma, se dota de esperança; noite escura - quando os testemunhos são exigidos, consumindo as forças da criatura em redenção.

Jonas é símbolo de trabalho redentor e o CORAÇÃO DA TERRA, que gera o FILHO DO HOMEM, representa o fulcro gerador dos males radiantes, onde a CONSCIÊNCIA DESPERTA deve operar, revisando propostas e dando seguro e novo direcionamento à vida (Mt 5:5-6, Mt 5:10; Lc 6:24-25).