EU VOS MERGULHO NA ÁGUA PARA O ARREPENDIMENTO, - Compreendendo que o conhecimento da Lei opera a libertação das mentes atreladas aos processos personalistas, em redutos sombrios de ignorância e corrupção, João Batista pode ser interpretado, consoante suas declarações sábias e justas, com a própria Lei de Justiça revelada ao seu povo. Ensinando-nos que A DISCIPLINA ANTECEDE A ESPONTANEIDADE (O Consolador, questão 254; Coragem, Capítulo 22), Emmanuel, em sua obra psicográfica, nos ajuda a dimensionar o papel do PRECURSOR, TORNANDO RETAS SUAS SENDAS, PREPARANDO O CAMINHO DO SENHOR (Mt
E fundamentando as Verdades do Evangelho de Jesus, nesse passo, encontramos as questões 166 a 171 de O Livro dos Espíritos, tornando lógica e sensata a proposta redentora do Criador em relação às suas criaturas.
As existências corporais facultam ao Espírito - simples e ignorante - as experimentações; estas implantam concepções, e será pelo ajuste das concepções pessoais ao Plano Divino, representando o 26 ARREPENDIMENTO, o CAIR EM SI, que a Lei de Amor regerá o coração da criatura (O Espírito da Verdade, Capítulo 18).
MAS O QUE VEM DEPOIS DE MIM É MAIS FORTE DO QUE EU, - O Amor tem na consciência cósmica o seu esplendor, pois como Luz Divina acesa no coração da criatura é capaz de tudo transformar para o Bem, na sublime e ilimitada expansão de potenciais, gerando campos de felicidade, ambientando a força criadora de Deus.
Todas as operações levadas a efeito no terreno das leis funcionam por indicativas, ajustando para salvar, submetendo para potencializar, corrigindo para projetar.
No Capítulo 19 de O Evangelho segundo o Espiritismo, intitulado A FÉ TRANSPORTA MONTANHAS, estudamos à saciedade toda a fundamentação dessa mecânica de transcendência espiritual, porque a fé significa a poderosa e imbatível visão do Espírito, quando já não se move por aparências ou jogos de interesses pessoais.
Reconhecendo que todo esforço evolutivo carreia valor, agregando notas de efetivo aprendizado às almas, João Batista é o missionário do ARREPENDIMENTO, mas devemos, no respeito à ordem universal, recordar o ensinamento de Jesus sobre seu primo: ENTRE OS NASCIDOS DE MULHERES NÃO SE LEVANTOU NINGUÉM MAIOR QUE JOÃO BATISTA, MAS O MENOR NO REINO DOS CÉUS É MAIOR QUE ELE (Mt
DO QUAL NÃO SOU DIGNO DE CARREGAR AS SANDÁLIAS. - A consciência pujante de João Batista emoldura a diferença evolutiva entre ele e Jesus, competindo-nos salientar que, nas expressões rudes de sua vida, ele recebia a CONFISSÃO dos pecadores, mergulhando-os simbolicamente no rio Jordão (batismo com água - reencarnação), enquanto Jesus, o PÃO QUE DESCEU DO CÉU, a LUZ DO MUNDO, o CAMINHO, VERDADE E VIDA atuaria por amor e misericórdia, propondo o HOMEM NOVO ou o FILHO DO HOMEM (renovação).
Referindo-se aos calçados do Mestre, João nos fornece substanciosas reflexões doutrinárias, hoje disponíveis no Espiritismo. A base mental dos que se preparam sob o guante da Lei funciona como o SUBCONSCIENTE do Mestre, daí a lembrança das sandálias, pois nosso subconsciente é a base sobre a qual e com a qual operamos a nossa elevação para o SUPERCONSCIENTE. Oportuno remontar aos estudos da CASA MENTAL na obra No Mundo Maior, de André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier.
ELE VOS MERGULHARÁ NO ESPÍRITO SANTO E NO FOGO. - Evangelho é espontaneidade, quando o sacrifício pessoal já não se caracteriza por constrangimento ou coação. O VINDE A MIM, o TENDE BOM ÂNIMO do Cristo são apelos amorosos, balsamizantes, a predispor os seres oriundos de rudes aprendizados evolutivos aos estados mais altos e mais coerentes de vida íntima. O MERGULHO no Espírito santo representa a sintonia com as faixas depuradas que nos governam, onde permanecem os Benfeitores redimidos de nossa comunidade terrestre. E o fogo, ao contrário das más impressões humanas, é a força moral que arde e ilumina, por emanação da consciência pacificada e a serviço de Deus, capaz, por isso, de transformar e transcender, a tudo e a todos, promovendo, conforme se pode observar na história do cristianismo, em que os convertidos tornam-se, voluntariamente, TOCHAS VIVAS, consumindo-se em amor e renúncia, fé e humildade, para clarificar e renovar os padrões estreitos do mundo.