O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 38

SENDAS E CAMINHO



MT 21:32


POIS JOÃO 5EIO ATÉ VÓS, NO CAMINHO DA JUSTIÇA, E NÃO CRESTES NELE. OS PUBLICANOS E AS PROSTITUTAS CRERAM NELE. VÓS, PORÉM, VENDO ISSO, NÃO VOS ARREPENDESTES DEPOIS, PARA CREREM NELE.

POIS JOÃO 5EIO ATÉ VÓS, NO CAMINHO DA JUSTIÇA, E NÃO CRESTES NELE. - Foi o próprio Jesus quem assinalou a trajetória de fidelidade ao Deus Único e à Lei Mosaica (Torah) por parte de João, o Batista (Mt 17:13; Mc 1:9; Jo 5:33; At 13:24; Boa Nova, Capítulo 2).

Todo o processo de nossa evolução espiritual se dá por referenciais seguros, na feição de orientações e exemplos que atendam a cada etapa de formação das bases intelecto-morais em nosso mundo íntimo.

Revelação e reveladores surgem, pois, de ciclo a ciclo, desde o plano individual ao coletivo. No caso de João Batista, chamado o PRECURSOR, pois prepararia as bases do trabalho de Jesus (Jo 1:30), identificamos um plano universal, já que este vulto do cristianismo nascente simboliza o ARREMATE das operações da Lei de Causa e Efeito através do ARREPENDEI-VOS (Lc 7:28), ou seja, tudo o que diz respeito a reencarnações (NASCIDOS DE MULHERES). Por isso, até João, o REINO DIVINO (consciência espiritual) era tomado pela violência (Mt 11:12-14).

Compreendendo que o alicerce do Amor é a Justiça e que a Verdade é o caminho da glorificação, não prestar tributo à Lei implica falsear 116 propósitos, fugindo ao cumprimento do dever (Lc 12:59-1Tm 1:8-10).

OS PUBLICANOS E AS PROSTITUTAS CRERAM NELE. - As referências de Jesus acerca dos COBRADORES DE IMPOSTOS E DAS RENDAS DE TODA ESPÉCIE no Antigo império e às irmãs que vendiam o próprio corpo nos remetem aos quadros simbólicos do DINHEIRO e do SEXO, que respondem, o primeiro, pelo comércio, pela troca, pelo tráfico (caminho de movimentação de recursos e valores, se atendido com respeito e dignidade), rendendo sempre em favor de todos (Mt 25:15-17; Boa Nova, Capítulo 23). O segundo, o sexo, fez nascer na Terra o lar e o nome de mãe, conforme nos ensina Emmanuel (Pão Nosso, Capítulo 94). sendo a atração uma lei do universo, justo atender aos anseios pessoais dentro do que dita a consciência (O Livro dos Espíritos, questões 695, 696:701; Boa Nova, Capítulo 20).

A PROSTITUIÇÃO ou o ADULTÉRIO se aplica a toda situação em que, por interesse pessoal e tendencioso, o indivíduo se VENDE ou TRAI na busca do que o seduz em suas concupiscências, negando o que lhe dita a consciência (O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 8, itens 5:6).

Todavia, a QUEDA funciona por remédio ao mal da ignorância ou da fragilidade moral, terminando por fixar valores da consciência no sentimento da criatura. As experiências - mesmo as mais dolorosas - fundamentam a sabedoria e a virtude no ser (Lc 6:37; Jo 7:24-1Co 4:
5) .

VÓS, PORÉM, VENDO ISSO, NÃO VOS ARREPENDESTES DEPOIS, PARA CREREM NELE. - A posição de superioridade, assumida por presunção e orgulho, é responsável pela ALIENAÇÃO da individualidade no REINO que criou, ilusoriamente, para si mesma (Mt 11:25; O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 5, item 23).

Vale ressaltar, a partir da advertência de Jesus sobre a salvação dos viciosos entre publicanos e prostitutas, que a falsidade ideológica, regida pelo orgulho e pela vaidade, responde pela real derrocada da 116 alma (Mc 3:28-30; Falando à Terra, Capítulo 21; Estante da Vida, Capítulo 9).