O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 45

DERRAMAR O SANGUE



MT 26:28


POIS ESTE É O MEU SANGUE, O SANGUE DA ALIANÇA, QUE É DERRAMADO POR CAUSA DE MUITOS, PARA PERDÃO DOS PECADOS.

POIS ESTE É O MEU SANGUE, O SANGUE DA ALIANÇA, - Transcendendo o aspecto histórico da passagem de Jesus Cristo entre os homens, imperioso buscar-Lhe as divinas lições com as CHAVES que o Espiritismo oferece, em seu nome, à Humanidade (A Gênese, Capítulo 1, item 41).

O SANGUE representa a síntese da vida, o conteúdo essencial que resume a vitalidade e a riqueza do corpo, para as operações inteligentes do Espírito em evolução.

Dentro dessa significação, Jesus oferece a SEIVA pura e santificada de seu Espírito para redenção da Humanidade. seu testemunho de amor até ao próprio martírio, sem qualquer resistência, abriu entre a Terra e o Céu um caminho de bem-aventuranças (Jo 6:53-58). se a carne é símbolo da condensação de fluidos, os seus pecados representam as FALTAS DEVIDAS À CONDIÇÃO INFERIOR DO HOMEM ESPIRITUAL SOBRE O PLANETA (Caminho, Verdade e Vida, Capítulo 13; Rm 8:13) e esse claro entendimento nos favorece a análise do SANGUE como expressão essencial de nosso esforço, de nossas conquistas, de nossos ideais (Lc 11:51; Hb 12:4; Ap 16:6) .

Paulo de Tarso, em sua Epístola aos Hebreus (Capítulo 9, versículos 24:26 e Capítulo 10, versículos 1:18), esclarece-nos que não têm validade as ofertas que sacrificam os outros, que representam o derramamento do sangue alheio, livrando-nos dos testemunhos pessoais. E o grande convertido refere-se às práticas de purificação ocorridas no Templo de Jerusalém, quando o sangue dos touros, dos bodes e das pombas et cetera era derramado em oferta no altar (Jo 2:13-22). O Apóstolo dos Gentios argumenta e comprova que somente o exemplo de Jesus é o caminho da redenção (Mc 9:35; Mt 20:28) .

O SACRIFÍCIO PESSOAL É O PREÇO DO ACESSO AOS CAMINHOS DA GRANDE LUZ, adverte-nos Bezerra de Menezes, através da mediunidade ímpar de Francisco Cândido Xavier. Fácil, assim, compreendermos o que significa O SANGUE DA ALIANÇA, pois sacrificando-se por nós, os homens, Jesus estabelece um laço vigoroso entre a nossa retaguarda evolutiva e o futuro de bênçãos em que Ele é senhor e Mestre (1Co 15:45-47).

QUE É DERRAMADO POR CAUSA DE MUITOS, - segundo Emmanuel (Fonte Viva, Capítulo 77), quando analisa o PAI NOSSO da oração dominical, DEPOIS DE DEUS, A HUMANIDADE SERÁ O TEMA FUNDAMENTAL DE NOSSAS VIDAS. Jesus veio para salvação dos homens (A Caminho da Luz, Capítulo 12, subtítulo O EXEMPLO DO CRISTO; O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 6, item 6; Jo 10:10) .

PARA PERDÃO DOS PECADOS. - sem testemunho, o bem seria apenas a conveniência de cada um, segundo as circunstâncias. Vivendo a Lei já revelada pelos Profetas (Mt 5:17-18), o Cristo oferece às mentes humanas um novo panorama do universo, em que os princípios da imortalidade da alma e da Evolução, pelo infinito da Criação de Deus, passam a justificar as dores e os sacrifícios, tornando-os úteis em favor da superação de impressões e mágoas, de insatisfações e revoltas (O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 10, item 15 e Capítulo 5, item 12; Rm 13:8-10; Bênção de Paz, Capítulo 58).

Jesus é o salvador, pois, sendo puro e já tendo percorrido todas as estações de aprendizado que caracterizam a marcha ascendente para a perfeição, vive a Lei de Deus, em toda a sua plenitude, descortinando-nos O CAMINHO, E A VERDADE E A VIDA (Jo 14:6; Rm 8:28-29).






FIM