O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 9

ANSIEDADE E COMPROMISSO



MT 6:34


PORTANTO, NÃO VOS 1NQUIETEIS COM O AMANHÃ, POIS O AMANHÃ SE INQUIETARÁ CONSIGO MESMO! BASTA A CADA DIA O SEU MAL.

PORTANTO, NÃO VOS 1NQUIETEIS COM O AMANHÃ, - O estudo aprofundado e reflexivo do tema EVOLUÇÃO é capaz de descortinar os mais genuínos fundamentos da Verdade Divina em suas escalas de revelação aos seres, por parte dos que possuem OLHOS DE VER E OUVIDOS DE OUVIR.

Para a justa compreensão dos ensinos e proposições do Mestre, urge elevar-se acima das brumas desse VALE DE LÁGRIMAS que tem constituído a vida terrena.

A fim de compreender a lição de Jesus acerca do desprendimento, da renúncia e da humildade proposta na passagem acima, todos necessitamos romper a ignorância acerca das Leis Divinas, em ação permanente no Cosmos, e tomar ciência do plano augusto do progresso que nos assinala a jornada, as lutas, os compromissos. inquietude, agitação, insegurança, ansiedade e temor são estados de alma dos que não ENXERGAM os valores da Providência e permanecem como CEGOS espirituais mendigando à margem do caminho evolutivo, conforme descrito na passagem do CEGO DE JERICÓ (Mc 10:46-52). sublime reflexão acerca da Providência Divina em favor dos seres podemos encontrar na obra A Gênese, Capítulo 2, item 24.

Fundamentando o assunto em viva conexão com Jesus e Kardec, o benfeitor Emmanuel apresenta substancioso estudo no Capítulo 15, de seu livro Pensamento e Vida, intitulado SAÚDE, e, advertindo-nos sobre o imperativo de libertar-nos do jugo escravizante do EU, estabelece roteiro espetacular ao entendimento do que sofre a criatura invigilante, que se entrega a emoções violentas, no Capítulo 28, ENFERMIDADE, da mesma obra citada.

POIS O AMANHÃ SE INQUIETARÁ CONSIGO MESMO! - É da página de introdução do livro Nosso Lar, de André Luiz e Francisco Cândido Xavier, intitulada MENSAGEM DE ANDRÉ LUIZ, a belíssima síntese, que reproduzimos abaixo para considerar o nosso HOJE e o que significa o AMANHÃ: uma existência é um ato. um corpo - uma veste. um século - um dia. um serviço - uma experiência. um triunfo - uma aquisição. uma morte - um sopro renovador.

Em O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 5, itens 4 a 11, qualquer elemento dotado de boa vontade poderá entender que vivenciamos HOJE o que plantamos ONTEM, de modo que o nosso AMANHÃ será o fruto de nossos investimentos nesta hora.

As experiências formalizam bases de projeção à criatura, tanto quanto as vicissitudes e provações fomentam percepções mais ampliadas à mente dos indivíduos pensantes, que as retratam em habilidades ou tendências as mais diversas (O Livro dos Espíritos, questão 366 e nota de Allan Kardec).

O processo reencarnatório reflete a sabedoria e a equanimidade da Justiça Divina (O Livro dos Espíritos, questão
171) e tão somente no estudo doutrinário da reencarnação regida pela Lei de Causa e Efeito é que a Humanidade poderá compreender os fundamentos da felicidade e da perfeição pelas quais todos lutamos desde a Terra (O Livro dos Espíritos, questões 166 a 170).

As experiências corporais são meios efetivos de potencialização das almas e todas as condições existenciais apresentam seus ônus de tribulações às criaturas: TENHO VOS FALADO ESSAS COISAS PARA QUE TENHAIS PAZ EM MIM. NO MUNDO TEREIS PROVAÇÕES; MAS ANIMAI-VOS, EU VENCI O MUNDO (Jo 16:33) ; [. ] MAS TAMBÉM NOS GLORIAMOS NAS TRIBULAÇÕES; SABENDO QUE A TRIBULAÇÃO PRODUZ A PACIÊNCIA, E A PACIÊNCIA A EXPERIÊNCIA, E A EXPERIÊNCIA A ESPERANÇA (Rm 5:3-4).

BASTA A CADA DIA O SEU MAL. - A sabedoria do Mestre se estampa nesta afirmativa de luz, como a nos ensinar que cada etapa de nosso movimento pelo progresso espiritual se assinala por ENERGIA apropriada ou FORÇA específica, em louvor da realização programada.

Ainda aí a lição para todos os ansiosos e desesperados da Terra, que buscam, em frenesi e temor, QUEBRAR a ordem natural e harmônica dos processos que qualificam, para, em seguida, emancipar.

Para justa compreensão do termo MAL, a leitura do item 19, do Capítulo 5, de O Evangelho segundo o Espiritismo, torna-se indispensável.

Todo trabalho exige suor. E, como assevera o benfeitor Emmanuel, [. ] A DISCIPLINA ANTECEDE A ESPONTANEIDADE (O Consolador, questão 254; Coragem, Capítulo 22), podemos encontrar o testemunho desse 44 labor desde o Antigo Testamento (NO SUOR DO TEU ROSTO COMERÁS O TEU PÃO [. ] - Gn 3:19) até no Evangelho ([. ] MAS, AINDA QUE O NOSSO HOMEM EXTERIOR SE CORROMPA, O INTERIOR, CONTUDO, SE RENOVA DE DIA EM DIA - 2Co 4:16) .

As etapas da evolução se processam entre provas e testemunhos redentores e tudo isso revela a Lei do Mérito.