"O anseio de vida habita tudo o que existe por obra do Sempiterno Senhor da Criação, dos Princípios às Potências reguladoras dos sóis conhecidos ou não... Do fototropismo elementar às laborações mais depuradas das mentes que filosofam em luz, tudo é esforço e serviço por conquista da identidade cósmica no Criador — a felicidade de ser e de realizar sem os limites da ignorância e das oclusões mentais. Nenhuma criatura avançará sem verdade, e, por cada etapa revelada dessa Verdade Divina, esse Ser se capacitará a conquistá-la mais abrangente e mais essencial. Ninguém se adianta em matéria de vida sem cogitála em si, ambientando-lhe os valores crescentes, em esforço contínuo, até que vença todas as obscuridades de seu "eu". O pensamento que se eleva é a estrada que se abre, para que os labores existenciais fixem as sublimes percepções do Amor em instâncias que parecem não ter fim!... ".
Compreendemos que as aflições decorrem do pensar e do existir, porque, ainda que entreguemos os corações aos santos labores da caridade e do perdão, inspirados pelos valores das religiões, enfrentaremos as instabilidades e grosserias dos palcos terrenos, onde abundam os interesses egocêntricos de milhões e milhões de Seres encarnados e desencarnados. Sem dúvida, a prática do Bem já é por si um sublime consolo, um estímulo que estabelece júbilos na alma que o cultua, persistente. No entanto, qual flor, por mais bela, não estará exposta em sua formosura e perfume aos ataques dos vermes oportunistas ou das tempestades saneadoras?...
O poder irresistível de vida está por toda a Criação, e esse poder essencial que nutre os reinos naturais da Terra e estua pelo infinito da casa do Pai é o apelo a que nada e ninguém podem fugir. Se a fototaxia, citada por Sócrates, já delineia um florescimento do Princípio Inteligente em ambiente orgânico, essas expressões seletivas e despertantes de vida em torno da luz do Sol guardam sua origem objetiva no quimismo dos minerais que se diferem por formas e cores, segundo os terrenos em que se incrustam, até que, pelas expressões radioativas, liberem-se para novas etapas de experiência e de conquistas, sob a luz do Sol...
Uma mente pode dormir por muito tempo, mantendo apenas funções básicas de reatividade, pois, como ela se insere num meio solidário, abstrai, mas está exposta a condições mutantes, o que caracteriza a impossibilidade de se fechar plenamente... Por exemplo, a semente: ela pode ser resguardada por séculos e até milênios, como ocorreu em tumbas do Antigo Egito, porém, assim que é visitada por umidade em terra boa, estiolam-se as carapaças externas de proteção do gérmen e a espécie se revela, para a perpetuidade de sua existência.
Não se pode, mesmo filosoficamente, separar vida do amor, pois, segundo se depreende, Deus é Amor, e só há Vida em Deus, que é Amor. Na escala evolutiva que estudamos à luz do Espiritismo no mundo, entendemos que por Amor do Pai os Princípios 1nteligentes são acalentados e ambientados desde o reino mineral (que os recebe no mundo), até que por transição curiosa e pertinente entre vírus e bactérias façam surgir o reino vegetal, no qual florescem, em diversidade, consagrando o grande passo que é a fotossíntese — fenômeno que ultrapassa, em refinamento e alcance, o elementar "quimismo" dos minerais. A fototaxia - ou fototropismo - referendada pelo grande Sábio como fecundo ponto de partida para os labores evolutivos de maior alcance inaugura no mundo a interação do Princípio Espiritual com a luz ambiente, antecipando o que a mente desperta no homem fará com os valores morais, ou seja, a luz genuinamente espiritual, alavancando a ciência que ultrapassa os mecanismos físicos de ambientação e impulsão de Princípios e Seres embrutecidos.
O grande anseio das almas é o Amor; todavia, para se atingir o Amor em sua potência divina, conhecer, saber, sondar é condição primacial. Quem busca, encontra; quem pesquisa, sabe; quem pensa, vive. Mesmo as experiências mais simplórias da existência física obrigam o indivíduo a reciclar aprendizados e a avançar de algum modo no domínio do meio e das relações interpessoais, ainda que essa individualidade se mostre alheia, indiferente. Quando, porém, há interesse em buscar e se melhorar, a Verdade é Sol de Amor que brilha em favor da elevação da criatura que não se detém em si própria. A mente adestrada é, cada vez mais, o espelho da Vida em toda parte!