E SUCEDEU QUE, CONCLUINDO SUAS RECOMENDAÇÕES - A vida é contínua cadeia de revelações preciosas e imortais, regida pela Lei de Causa e Efeito, ensejando a todos os seres a edificação de sua identidade com Deus - o Criador Excelso (O Livro dos Espíritos, questões 10 a 13).
Quando a narração evangélica descreve E SUCEDEU QUE, devemos refletir sobre a imortalidade do ser e a eternidade da vida em Deus.
É que todos os acontecimentos - desde os mais simples aos mais complexos, dos mais hediondos aos mais santificados e luminosos - projetam as almas a novos concertos de experiência e realização. O assunto encontra ressonância em a narrativa simbológica e bela do livro Gênesis, no Antigo Testamento: E FOI A TARDE E A MANHÃ O DIA PRIMEIRO (Gn
CONCLUINDO SUAS RECOMENDAÇÕES denota que a instrução é componente fundamental do processo educativo, pois ilustrar, edificando as mentes em expansão, pode ser comparado à abertura e pavimentação de estradas em territórios inóspitos e desconhecidos, para o trânsito precursor do progresso (Pensamento e Vida, Capítulo 4; Palavras de Vida Eterna, Capítulo 122).
Toda revelação expressa auxílio a quem remanesce em lutas de sobrevivência e os CÓDICES da Verdade Divina, em ambientando-se no mundo dos homens, necessitam dos que os apreendam e os divulguem aos semelhantes, numa cadeia de trabalho digno e benfeitor. um exemplo disso encontramos em Atos, no Capítulo 8, versículos
AOS SEUS DOZE DISCÍPULOS, - Caracteriza diminuto colégio de seguidores, de modo que o número doze guarda simbologia especial, bastando recordar AS DOZE TRIBOS DE ISRAEL expressando, em síntese, todos os componentes e todas as variantes de personalidade que encontraremos na Humanidade inteira.
Textos como os da MULTIPLICAÇÃO DE PÃES (Mt
– imperioso sair dos argumentos verbais, do mundo das ideias, das cogitações filosóficas e das querelas exegéticas em direção à prática, da vivência junto às necessidades humanas. Discípulos de João Batista foram indagar do Mestre: ÉS TU AQUELE QUE VEM OU ESPERAMOS OUTRO? (Lc
O Espiritismo, em restaurando as Verdades do Evangelho, instrui a Humanidade acerca de Deus, o Espírito e a ordem evolutiva, para que a obra da luz seja concluída com a participação consciente de todos (O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 20, item 5).