O Evangelho por Dentro

CAPÍTULO 31

CONVENIÊNCIAS HUMANAS



MT 15:3


EM RESPOSTA, DISSE-LHES: POR QUE TAMBÉM VÓS TRANSGREDIS O MANDAMENTO DE DEUS POR CAUSA DA VOSSA TRADIÇÃO?

EM RESPOSTA, DISSE-LHES: - Toda expressão da Verdade é a Lei.

Qualquer nota relativa à Lei que se revela pela consciência é indicativo de evolução, obstruindo-a nas expiações ou consagrando-a em virtudes (O Livro dos Espíritos, questões 621:629 a 633; Jo 2:5) .

Analisando o termo EM RESPOSTA, DISSE-LHES, compreendemos que a decorrência de cada ação e de cada investimento do ser na Criação do Pai, como apelo íntimo, representa as consequências a que se expõe, por resposta ao que causou voluntariamente ou por indução de necessidades.

Cientes de que Jesus é a resposta de Deus às súplicas dos homens (O Consolador, questão 282), tudo o que o Mestre e senhor diz e vive nos interessa ao progresso espiritual, ao êxito da empreitada evolucional.

E como a proposta do FILHO DO HOMEM ameaça os padrões de retaguarda, afetando visceralmente o HOMEM VELHO (Mt 10:37), o que Jesus, em seu Evangelho, diz e exemplifica, é a pura expressão da Verdade - o Verbo Divino, na atualidade restaurado pelo Consolador (A Gênese, Capítulo 17, item 58; Jo 1:9-14).

POR QUE TAMBÉM VÓS TRANSGREDIS O MANDAMENTO DE DEUS - A Lei Natural ou Divina é a forma imanente da Vida que se revela em tudo, potencializando-se à medida que a consciência do ser, por mecanismos de despertamento, através das experiências reencarnatórias somadas no tempo, alcança discernimento e elevação moral, no imprescindível gerenciamento das faculdades humanas (O Livro dos Espíritos, questões 617, 617a e 619; Jo 3:5; Rm 6:23) .

POR CAUSA DA VOSSA TRADIÇÃO? - Criados simples e ignorantes, a trajetória dos Espíritos passa pela primitividade, em que elementares valores de sobrevivência se implantam por efeito da Lei de Conservação (O Livro dos Espíritos, questão 703). Avançando por força do instinto, que patrocina essa fase ainda sem experiências somadas do ser (A Gênese, Capítulo 3, item 18), conquista o livre-arbítrio relativo ao campo desperto da própria mente, este baseado na somatória das experiências vividas e arquivadas na feição de automatismos (Pensamento e Vida, Capítulo 20).

Como a evolução se caracteriza por DEPURAÇÃO de tudo que se conquistou, muitas vezes identificamos os processos de escravização da criatura aos padrões já vencidos da retaguarda, enfermando a mente, pois se torna obsessiva e obsidente (Mt 23:13-27; O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo 11, item 11).